A secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca está com várias frentes de trabalho do Programa Municipal Estradas do Produtor. Patrulhas rurais atuam em diferentes pontos do município e, somente no distrito de Ibitióca, na região Sul de Campos, equipes promovem a recuperação de quatro vicinais e a construção de um desvio. “São estradas de leito natural, importantes não só para o escoamento da produção e para o desenvolvimento do agroturismo, como também para encurtar distâncias e garantir acesso a serviços e a mobilidade de moradores e estudantes da área rural”, destaca secretário Amy Júnior, lembrando que já são mais de 1.200 quilômetros de estradas do interior de Campos recuperadas por meio do programa criado pelo prefeito Wladimir Garotinho.
O secretário destaca o 10º distrito como ótimo exemplo da proposta do Estradas do Produtor. “Só em Ibitióca, já recuperamos e reconstruímos mais de uma dúzia de vicinais, inclusive em núcleos de assentamento rural. Algumas dessas estradas estavam fechadas ou sem condições de tráfego e muitas não recebiam obra há mais de 10 anos, umas até há mais de 20 anos. Temos cinco patrulhas rurais recuperando estradas em outras distritos de Campos que, como Ibitióca, estão recebendo atenção do governo municipal e a meta é fazer a recuperação de todas as vicinais do município e ainda realizar, periodicamente, a manutenção das estradas que já recuperamos. O governo municipal está investimento em máquinas e equipamentos, para que possamos atuar com o Estradas do Produtor em todas as localidades e distritos rurais. Essa é a determinação do prefeito”, reforça Almy.
NOVOS CAMINHOS
O diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Robson Vieira, conta que uma nova vicinal, aberta em Ibitióca, foi concluída nesta quinta-feira (25). Começando da Estrada de Ribeiro Comprido e indo até a BR 101 (Campos-Rio), o desvio absorverá o fluxo de veículos da antiga vicinal local que, devido à proximidade de uma nascente de água e em situações de chuvas fortes e de longa duração, sempre alagava e ficava interditada.
“Teríamos de aterrar a estrada antiga, mas iria virar uma barragem subterrânea. Então, fizemos o desvio da Ribeiro Comprido, para carros, ônibus, caminhões e outros veículos acessarem à BR 101. O desvio vai ajudar muito quem depende de transporte público, encurtar o caminho para quem precisar pegar ônibus. Antes, tinham de andar uns dois quilômetros de Ribeiro da Pedra para pegar o ônibus na sede de Ibitióca. Essa estrada vai reduzir o percurso para 800 metros. Nós fizemos o novo corte, compactamos o solo e concluímos com a colação de bica corrida”, detalhou o diretor.
ENCURTANDO DISTÂNCIAS
Patrulhas rurais da Secretaria de Agricultura também concluíram os serviços na Estrada de São Miguel, uma vicinal de 32 quilômetros que liga, por dentro, a sede de Ibitióca à localidade de Pernambuca. Com a recuperação da vicinal, o percurso para o transporte de passageiros e de mercadorias pela região foi encurtado e não precisa mais passar pela rodovia BR 101 (Campos-Rio). Leite, boi de corte e eucalipto para as cerâmicas são as principais produções escoadas pela São Miguel.
Em Pedra Negra, os trabalhos continuam. Na localidade, buracos e vegetação estavam comprometendo o tráfego em um trecho da vicinal.
“Ali tem uma comunidade grande, com escola com muitos alunos de outras localidades próximas e estava complicada até para os ônibus escolares passarem por lá. A parte que estamos fazendo, do Viana até a descida de Ibitióca, tem uns sete quilômetros. É uma estrada importante para a mobilidade dos moradores e para o escoamento da produção, principalmente da produção de leite e cana de açúcar. Estamos usando a patrol para nivelar o leito, vamos fazer os drenos de águas pluviais nas laterais da estrada e concluir com a colocação de fresagem de asfalto”, contou Robson.
OUTROS TRABALHOS
Com a conclusão do desvio, equipes de Infraestrutura Rural vão finalizar o serviços em alguns trechos da Estrada Ribeiro Comprido, que foram danificados com as últimas chuvas. Em Pernambuca, equipes também concluíram, recentemente, a recuperação da Estrada da Penha a Estrada de Deserto. Além dessas, o programa Estradas do Produtor já beneficiou moradores, trabalhadores e produtores de Ibitióca com a recuperação das estradas Sentinela do Imbé; CA 190; Capitão Mór; Ribeiro da Pedra; Três Ribeiros; Dioclécio; Estrada da Balança e Estrada das Casinhas.
“O governo Wladimir Garotinho vem adquirindo máquinas e equipamentos e dando suporte, condições de trabalho às equipes da Secretaria de Agricultura para levar desenvolvimento ao interior de Campos, melhorando a qualidade de vida população e valorizando a atividade daqueles que são responsáveis por garantir a comida na mesa de todos nós. O governo está trabalhando muito, o trabalho no interior não para, e a população está muito satisfeita”, finalizou Robson.