Notícia no detalhe
Rosinha chama atenção para o crescimento ordenado na região
O planejamento do crescimento de Campos nos próximos 30 anos, em decorrência dos grandes empreendimentos com instalações previstas na região, foi um dos principais pontos apontados pela Prefeita Rosinha Garotinho durante solenidade de assinatura do convênio, nesta terça-feira (21), entre a Secretaria Especial de Portos e o Consórcio Intermunicipal Campos-Quissamã para o projeto do Complexo Logístico Portuário Farol-Barra do Furado.
Presidente do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), a prefeita também destacou a importância do sistema send by pass, que será implantado no complexo, permitindo o deslocamento de areia de Quissamã para o município campista. “Com esse sistema, vamos estar também recuperando o meio ambiente. Não podemos impedir que o desenvolvimento venha e com ele o crescimento populacional, mais emprego e capacitação profissional. O crescimento será inevitável e, por isso, como abordamos em uma das reuniões do Comudes, os empresários precisam se organizar também, porque a cidade vai crescer e novas empresas serão atraídas. Todos terão que se movimentar. O crescimento da região era um desejo de todos e ele está vindo. E precisamos saber o que fazer com ele”, salientou Rosinha.
Com a expectativa de investimentos entre iniciativas pública e privada, em torno de US$ 1 bilhão, a prefeita acredita que, além do estaleiro e apoio off-shore, previstos inicialmente no complexo, empresas da cadeia produtiva podem vir a se instalar, futuramente, no Complexo Logístico Portuário Farol-Barra do Furado, provocando o crescimento populacional e, consequentemente, a necessidade de mais investimentos em infraestrutura, saúde, transporte e educação. E a formação de zonas de negócios no município já é cogitada por Rosinha.
- Todo crescimento traz mais gente e, segundo dados do IBGE, os municípios do entorno estão sendo esvaziados e Campos e São João da Barra recebendo essas pessoas. Queremos fazer o município crescer de forma ordenada e, em Campos, estamos começando a nos organizar para licitar uma empresa para planejamento dos próximos 30 anos - adiantou a prefeita.
Segundo Rosinha, a instalação do complexo será realizada obedecendo toda legislação ambiental e, dentre os benefícios que serão gerados, a arrecadação de impostos vai propiciar o aumento do recurso próprio do município e um desenvolvimento independente do repasse de recursos dos royalties. “Desenvolvimento puxa desenvolvimento”, sintetizou Rosinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18