Notícia no detalhe
Trechos de marginais prontos na Campos-Farol
A Empresa Municipal de Transportes (Emut) alerta aos motoristas sobre as mudanças no trecho em obras da RJ-216 (Campos-Farol), entre a sede do município e o distrito de Goitacazes. A Prefeitura de Campos já construiu dois trechos de vias marginais no trecho urbano da rodovia Campos-Farol de São Tomé. As obras integram o projeto de duplicação da rodovia estadual entre Campos e o distrito de Goitacazes, com planejamento e execução pela Prefeitura de Campos, com autorização do governo do Estado, através do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Agora, a empresa responsável pela obra inicia a construção de galerias para acabar com as área de alagamento nos bairros próximos.
O diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Emut, Paulo Dias, afirma que um dos trechos prontos da marginal compreende o início da rodovia, nas proxmidades do Trevo da Penha e o Parque Imperial, e o outro trecho marginal, no sentido Goitacazes-Campos, compreende as proximidades entre o Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e o antigo Posto do BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual), nas proximidades do Parque Bela Vista. Desde o fim de semana, o tráfego é escoado pelos trechos marginais e as máquinas trabalham nas pistas antigas na área central.
O coordenador de Infraestrutura, Antônio José Petrucci, enfatiza que a duplicação será feita no trecho entre o trevo do final da Avenida 28 de Março, na entrada do bairro da Penha, até a entrada de Goitacazes, nas proximidades da Usina São José, numa extensão de cerca de sete quilômetros. A obra, um investimento de R$ 56 milhões, além da duplicação da RJ-216, inclui também as obras de infraestrutura, urbanização e tratamento paisagístico de duas avenidas marginais que vão servir de vias auxiliares, desde o trevo da Penha até o Trevo da Rodovia dos Ceramistas, contemplando moradores dos bairros Santo Antônio, Imperial, Tropical e Donana.
Além das obras de infraestrutura, com galerias para drenagem da rodovia Campos-Farol nas duas avenidas marginais, o trecho entre o trevo da Penha e a entrada de Goitacazes também será dotado de uma segunda ponte sobre o Canal Coqueiros, em Donana, onde será construída uma moderna rotatória, com retorno. A autovia será também dotada de uma Ciclovia - continuidade da Ciclovia Patesko - que percorre a faixa central da avenida 28 de Março e que será estendida até Goitacazes, após o Hospital São José e próximo à Usina da Coagro, antiga São José.
Via de padrão internacional - Antônio José Petrucci enfatiza que o projeto marca época no setor viário de Campos, pois trata-se de um projeto inovador em termos de mobilidade urbana na região. “O projeto é compatível com as autovias de países do primeiro mundo. Terá um sistema de iluminação que permitirá aos ciclistas e pedestres transitarem pela extensa ciclovia em segurança”.
- Trata-se de um projeto inovador de uma via expressa, com obras de qualidade e vai marcar época pela qualidade das obras que serão implementadas. A rodovia, nos últimos anos, têm apresentado fluxo crescente de veículos de todos os tipos e, cada vez mais, ficará acentuado em função dos grandes empreendimentos em toda região litorânea da Baixada, como Complexo do Açu, Farol-Barra do Furado e fábricas de diversos segmentos como a fábrica de remédios e condomínios residenciais junto da rodovia no trecho da obra - exemplificou Petrucci.
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