A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca está recuperando estradas de leito natural de vários cantos do município. No Centro-Leste e Norte de Campos, os trabalhos estão concentrados nos distritos de Travessão, Morro do Coco e Conselheiro Josino. Em Travessão, o trabalho é mais complexo na Estrada do Limoeiro, onde parte da pista afundou junto a manilhas. Ainda nessas regiões, nos próximos dias, patrulhas rurais, por meio do programa municipal Estradas do Produtor, vão atuar na “rota da cana”.
“As equipes já estavam atuando na região Centro-Leste, recuperando as vicinais que interligam as localidades de Guandu, Ribeiro do Amaro, Três Vendas e Sapucaia, no distrito de Travessão de Campos, e também na região Nordeste, como nas estradas de Sucupira, Duas Barras e as dos assentamentos Dandara e Josué de Castro, entre outras. São regiões importantes para a produção de gado de corte, produção leiteira e, agora, como estamos em período de safra da cana de açúcar, vamos melhorar as condições das vicinais menores e até mesmo de aceiros, para auxiliar os produtores a escoarem a produção também de cana”, conta o secretário, Almy Júnior.
Conforme o diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Robson Vieira, a “rota da cana” inclui estradas de chão e aceiros (faixas sem vegetação com a finalidade de prevenir queimadas ou incêndios, evitando que o fogo se espalhe) de localidades como Ribeiro do Amaro, Santa Ana, Balança Rangel, Zumbi dos Palmares, além das citadas pelo secretário e outras de Travessão, Morro do Coco e Conselheiro Josino. Nas regiões, várias patrulhas rurais já promoveram a recuperação ou estão em fase de conclusão de estradas importantes para o escoamento da produção agrícola e para garantir a mobilidade de trabalhadores e moradores da zona rural.
MORRO DO COCO – Duas patrulhas rurais estão no distrito. Lá, o Estradas do Produtor recuperou todas as vicinais dos assentamentos Dandara dos Palmares e Josué de Castro, inclusive a Estrada Mundo Velho, principal de via de ligação dos núcleos da agricultura familiar local. Também foram recuperadas as estradas Seis Marias (ou Sesmaria) e dos Marinhos e a Estrada do 58, entre as localidades de Santa Rita a Pedra Lisa, está em fase de conclusão e em breve será reaberta.
DE TRAVESSÃO A CONSELHEIRO – Outra patrulha rural atua em Conselheiro Josino, onde, recentemente, foi finalizada a recuperação das estradas de Sucupira, Duas Barras e 35. De acordo com o cronograma do Estradas do Produtor, homens e máquinas devem iniciar os trabalhos na Estrada da Colônia na próxima semana.
No distrito da região Centro-Leste do município, equipes atuam na recuperação de estradas que interligam Guandu, Ribeiro do Amaro, Três Vendas, Sapucaia e Travessão de Campos. Já foram concluídos os trabalhos na Estrada do Periquito, que liga a BR 101 (Campos-Vitória) a BR 356 (Campos-Itaperuna), de Travessão a Três Vendas. Também foi finalizado o serviço no entroncamento da Estrada do Periquito à vicinal de acesso à localidade de Guandu e, nesta semana ainda, homens e máquinas concluem os trabalhos a Estrada do Limoeiro.
ATERRO – Ainda no distrito de Travessão, A Secretaria de Agricultura recupera um trecho que afundou na Estrada do Limoeiro. “Estava perigoso onde afundou um pedaço da pista, mas já colocamos manilhas, fizemos o aterramento e estamos terminando o trabalho com a colocação de fresa de asfalto. Estamos com vários serviços feitos de Travessão a Morro do Coco e Conselheiro Josino e vamos finalizar estradas importantes, sempre buscando melhorar as condições das estradas municipais e encurtar trajetos para criar melhores condições de trabalho para o agricultor, o produtor rural, e de vida para os moradores do campo”, concluiu Robson.