Autoridades da Prefeitura de Campos das áreas de Petróleo, Energia, Inovação, Ciência e Tecnologia receberam em Campos, nesta sexta-feira (16), a deputada estadual Elika Takimoto, na condição de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Durante reunião no gabinete do secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, Erika e sua assessoria técnica conheceram as políticas públicas que vem sendo implementadas pela gestão do prefeito Wladimir Garotinho para fomentar o desenvolvimento por meio da inovação tecnológica.
Marcelo Neves apresentou os projetos e programas voltados para a inovação; discorreu sobre as parcerias para a consolidação do Parque Tecnológico envolvendo a comunidade acadêmica; interação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP); com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar; a integração das Secretarias das áreas de Desenvolvimento e da Inovação com empresas do Porto do Açú, com interação por meio de ecossistema da inovação tecnológica; a construção da Universidade da Baixada; e outras ações da Prefeitura de fomento à inovação, como por exemplo o apoio às startups que desenvolvem mecanismos com soluções para otimizar processos produtivos com redução de custos e aumento na produtividade.
“Trabalhamos com empenho para transformar a ciência e tecnologia em nota fiscal, ou seja, aplicar os conhecimentos desenvolvidos nos mais variados segmentos do setor produtivo para gerar empregos, renda e divisas para o município e para o Estado. Aliás, por meio da TEC Campos, que é uma incubadora de empresas, e por meio da parceria com o IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense), temos avançado com resultados positivos para diversas empresas do Brasil. Em 2022, a Prefeitura investiu R$ 1 milhão para fomento da ciência e tecnologia”, destacou Marcelo Neves.
Ao final do encontro, a deputada Elika Takimoto foi pragmática sobre a reunião. “Gostei muito do que ouvi. Estou feliz em conhecer as potencialidades que Campos oferece para o desenvolvimento regional e do Estado. Penso que poderemos avançar e ajudar a desatar alguns nós que impedem a celeridade do processo de desenvolvimento. Sobre os pedidos de apoio neste sentido, apresentarei as demandas apresentadas pelo secretário Marcelo Neves aos colegas da Alerj, que inclusive conta com o presidente da Casa, o deputado estadual Rodrigo Bacelar, que é de Campos e farei gestão com a bancada fluminense junto ao Finep que dispõe de recursos da ordem de R$ 40 bilhões até 2026 para projetos de pesquisas”, lembrou Elika, que também se colocou à disposição para fazer gestão junto da Faetec para o Programa de Fomento à Qualificação, solicitado por Marcelo Neves.
Participaram da reunião entre Marcelo Neves e a deputada Elika Takimoto as assessoras da parlamentar, o diretor de Inovação da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, Luiz Magalhães, o diretor de Energia, João Batista, e a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana Macedo da Hora. Suzana ressaltou os resultados relevantes que o Programa de Bolsa de Fomento para os startups tem apresentado, com a participação das universidades.
“A reunião com a deputada foi muito produtiva porque ela leva para a Alerj as informações sobre o potencial que Campos tem para desenvolver a economia com projetos avançados, graças à ciência e inovação que promovemos para a região e para o Estado, com apoio das universidades. Apresentamos as demandas da área da ciência e a parlamentar demonstrou empenho em ajudar a mitigar as dificuldades que encontramos para avançarmos com mais ciência e aplicação dos resultados das pesquisas para o bem da coletividade”, pontuou.