A primeira-dama de Campos Tassiana Oliveira participou, nesta quinta-feira (22), da cerimônia de encerramento e premiação da IV Mostra Pedagógica da Obra do Salvador. A convite do diretor da entidade filantrópica, padre Wallace Azevedo, ela visitou todos os estandes e conheceu os projetos desenvolvidos por alunos de diversas escolas assistidos pela entidade. Tassiana se disse encantada com o comprometimento dos adolescentes e a propriedade com que apresentaram os projetos, que podem ser levados a outras escolas e aproveitados por empresas e instituições.
Tassiana conheceu todos os projetos, interagindo, inclusive, como potencial cliente dos serviços ofertados por cada um, na apresentação feita pelos alunos.
"Os jovens levaram dois meses para desenvolver, juntamente com os nossos colaboradores, os projetos que hoje estão sendo apresentados, desde às 8h da manhã. A ideia é, a partir dos sonhos deles, verificar um problema e apresentar uma solução. Então, temos projeto que propõe facilitar o acesso à cultura, outro sobre investimentos e empreendedorismo, outro sobre transporte público, sobre internet e redes sociais, controle das emoções, sobre sentimentos que alimentos despertam, sobre impostos. Tudo criado pelos alunos, com base nas difuldades que vivenciam, para trazer alguma solução àquele problema. A importância dessa mostra é que as pessoas podem ver o trabalho que realizamos e atrai muitos parceiros empresas que acabam levando esses jovens para trabalhar. Hoje, cinco já saíram daqui com um emprego. A mostra é importante porque resultada em bons projetos e em realização de sonhos", explicou padre Wallace.
Três projetos foram premiados. O terceiro lugar ficou Goyta Arte que, a partir de questionários aplicados a familiares, fizeram os jovens perceber o problema da falta de acesso à cultura. O projeto, de adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, resultou em um protótipo para uma exposição móvel, para levar cultura à diferentes comunidades.
"A gente vai ajudar pessoas que não têm acesso a conhecer um pouco da arte e cultura de Campos. Uma exposição para criarmos o Beat Rio Paraíba do Sul, que é um estilo jovem de música; pinturas; um protótipo das casinhas populares; uma história do vendedor de cuscuz que tem muito a ver com a população campista e muito mais. A ideia foi criar uma exposição móvel para falar de Campos por meio da arte", contou Iziane Ferreira dos Santos, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Félix Miranda.
O segundo lugar ficou para o projeto Mobiliza, que busca soluções para a questão do transporte público, por meio de aplicativos de monitoramento.
O primeiro colocado, o projeto Investimentos do Amanhã, será posto em prática e foi explicado por Emelly Oliveira, de 17 anos, aluna do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Municipal Rotary 2.
"O Investimento do Amanhã, a gente planejou com os jovens que já foram jovens aprendizes e fizemos um conjunto de estratégias de empreendedorismo para explicar mais um pouco sobre o que que é e como empreender. Fizemos também sobre investimentos, para ensinar os jovens a investirem, porque muitos que começam a trabalhar ou começam um negócio não sabem como começar a investir o dinheiro. No nosso estande, a gente explicou um pouco sobre isso, explicamos também de jogos de azar, que todo mundo acha que é uma maravilha, mas que só faz a pessoa perder dinheiro. Basicamente isso: ajuda o jovem a investir", contou Emelly.
Na cerimônia de premiação, a primeira-dama parabenizou os alunos e elogiou todos os projetos.
"Vivenciei cada experiência com vocês e todos os projetos são maravilhosos. Vocês realizaram um trabalho muito importante e é inspirador ver que cada aluno daqui está preocupado construir um futuro melhor e não só um futuro de desenvolvimento, de empreendedorismo, mas também de consciência social, para as pessoas entenderem a importância de um bom atendimento, da conscientização de que, muitas vezes, a internet promove um efeito negativo, de que é preciso controle sobre as emoções, resgatar a cultura, o convívio familiar. Foi muito bom ver como cada um se comprometeu com seu projeto, como falou dele com propriedade, conhecimento. Viver uma experiência como essa é muito importante, porque vocês vão levar isso para a vida toda e porque é pela educação que vocês vão desenvolver seu potencial de transformação de vida, de promoção de uma sociedade melhor. Estou encantada com o carinho que cada um apresentou seu tema, com a criatividade e modernidade dos temas escolhidos e estou encantada, principalmente, porque vocês também apresentaram um aplicativo, uma fonte interessante que podemos oferecer como benefício a todas as pessoas. Estão todos de parabéns", declarou Tassiana.
Padre Wallace agradeceu a participação da Prefeitura, representada na Mostra Pedagógica pela primeira-dama.
"Temos um governo municipal muito presente nas instituições sociais e tenho certeza de que posso falar isso em nome de todas instituições. A Prefeitura vindo, na pessoa da primeira-dama, participar dessa ação é um grande presente, porque a gente se sente valorizado é muito bom quando a gente vê que aqueles que estão a frente do município querem estar próximo de nós, querem ser parceiros, acompanhar o nosso trabalho. E Tassiana é incansável nessa área. Aqui, a gente vai treinando ou dando aulas para os nossos jovens, para eles irem paro mercado de trabalho, projeto que chamamos de Primeiro Passo e a Prefeitura é que faz esse fomento, que nos dá a verba para executarmos esse trabalho. Então, é importante que vejam que a gente está fazendo um trabalho sério, um trabalho verdadeiro, para que a gente possa reduzir o número de jovens que ficam, infelizmente, à distância, à margem desse mercado", conclui o diretor da Obra do Salvador.