Notícia no detalhe
Agricultura inicia Curso de Filetagem dia 11
O departamento de Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca inicia, no próximo dia 11 de julho, o Curso de Filetagem. Em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o órgão vai oferecer o curso a profissionais da atividade pesqueira pertencentes às seis associações de pescadores existentes no município.
O objetivo, segundo o chefe do departamento, Jony Marcos Gonzaga Narciso, é agregar valor ao pescado e capacitar os pescadores. “Estamos retomando o curso depois de dois anos sem essa capacitação, que é muito importante para o pescador. Com a filetagem, o pescado fica valorizado e o curso ainda proporciona um certificado a eles”, destacou.
Segundo Jony, após o levantamento das associações de pescadores, um cronograma foi montado para atender a profissionais de diferentes pontos do município. A primeira associação a receber o curso será a Associação de Pescadores Artesanais de Ponta Grossa. Do dia 11 a 15 de julho, 18 profissionais vão ser capacitados para o comércio de pescado em filé. Depois do dia 25 a 29 de julho, será a vez da Associação de Pescadores Artesanais do Parque Prazeres – Paraíba do Sul.
De 08 a 12 de agosto, serão capacitados pescadores da Associação de Pescadores Artesanais Coroa Grande do Paraíba do Sul. A Associação de Pescadores Artesanais da Lagoa de Campelo recebem o curso do dia 22 a 26 de agosto. Encerrando o cronograma, do dia 19 a 23 de setembro, o Curso de Filetagem será ministrado para profissionais da pesca que integram a Associação de Pescadores Artesanais do Rio Paraíba do Sul.
- Ainda sem data prevista, está programado um curso também para os pescadores da Colônia de Pescadores Z-19. Também em parceria com a Fiperj, vamos capacitá-los para que obtenham a declaração de aptidão ao Pronaf (o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Com esse documento, eles terão acesso a financiamentos para investir em reparos nos barcos, compra de novos equipamentos ou outro tipo de investimento necessário para implementar sua atividade”, informou Jony.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18