O prefeito Wladimir Garotinho recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (29), universitários das oito Atléticas das Universidades que participaram das competições e ficaram classificados do primeiro ao terceiro lugar na retomada do Campeonato da Liga Universitária Campista (LUC), realizado entre 06 de maio e 25 de junho. Acompanhado do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luciano Viana, do vice-presidente, Sandro Moura, e do coordenador geral do Projeto Esporte Vida, Leonardo Mantena, Wladimir cumprimentou as equipes vencedoras e anunciou que os jogos universitários passam a constar no calendário oficial da FME.
Após cumprimentar os atletas universitários e parabenizar as equipes vencedoras, Wladimir anunciou que o propósito em retomar os campeonatos esportivos entre o público estudantil é para fomentar o esporte por sua importância para a saúde e para promover a integração entre a juventude. Ele anunciou que o Campeonato da Liga Universitária Campista já está no calendário da Fundação e que já recomendou a equipe trabalhar junto das instituições do ensino fundamental e do ensino secundarista para a formatação de campeonatos na promoção do esporte por meio dos campeonatos com alunos dos níveis fundamental, médio e superior.
“Nós, enquanto poder público, queremos fomentar o esporte e vamos participar com esse apoio retomado com este campeonato e certamente que ano que vem outras universidades e faculdades vão participar. Vocês podem contar com o governo por meio a Fundação Municipal de Esportes. Sei que muitos realizam pequenos eventos esportivos e culturais, até mesmo como forma de ajudar na sobrevivência. Estamos trabalhando para melhorar a estrutura da Fundação de Esportes e em breve poderemos realizar grandes eventos, com um ginásio de esportes bem estruturado, com quadras para futevôlei, para vôlei de areia, dois campos de grama sintética, piscina e outras instalações que vão ficar prontas para eventos a partir do ano que vem”, anunciou Wladimir Garotinho ao lado dos atletas universitários detentores dos troféus da Atlética da Uenf (primeiro lugar) e da Atlética do IFF e da Estácio.
“Cuidamos da organização das competições que foram realizadas com jogos nas modalidades de basquete, futebol, handebol e vôlei. É muito importante a retomada dos jogos envolvendo a comunidade estudantil que foi paralisada após a gestão da prefeita Rosinha Garotinho, mas que o prefeito Wladimir, com sua sensibilidade e apoiador do esporte, nos recomendou retomar os campeonatos para promover a saúde física, mental e promover a integração social. Em 2024 estaremos avançando com apoio total do prefeito, que é uma grande entusiasta desse projeto”, destacou Luciano Viana.
Os universitários elogiaram a organização do evento e falaram sobre a importância do fomento ao esporte.
“Temos atletas de alta performance nas Atléticas das Universidades de Campos e que se deslocam para atuar, por exemplo, em clubes da cidade do Rio de Janeiro. Atuamos em campeonatos fora de Campos e a cidade precisava mesmo desse olhar que o prefeito está dedicando para realizar campeonatos entre as universidades. Temos equipes qualificadas, inclusive campeãs, com títulos conquistados fora de Campos. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esporte, foi um sucesso”, declarou Caio Hudson Mosl, atleta de basquete e presidente da Atlética Predadores da Uenf.
Para o universitário Phellipe Rangel, a LUC é importante não apenas por promover o esporte em si, mas por mobilizar a integração social e por contribuir com a movimentação da economia.
“Mesmo sendo o primeiro campeonato, tivemos uma média de 300 pessoas nas partidas nos ginásios do Automóvel Clube (partidas de basquete) e do Salesiano (partidas de vôlei). Tivemos as presenças de familiares e amigos dos estudantes de Campos e de outras cidades. O setor de gastronomia gostou bastante porque o movimento aumentou nos restaurantes e alguns hotéis. Isso sem falar na integração entre os estudantes das diferentes universidades. A organização foi muito boa e certamente que no ano que vem será evento muito maior com ganhos para a tríade Esporte, Família e Integração Social”, observa Phellipe, da Atlética do IFF Campus Centro.
Jéssica Paes, da Universidade Estácio, classificou a organização do evento como excelente. “Nós agradecemos pela iniciativa de realizar o Campeonato da Liga Universitária Campista. A organização do evento foi excelente, realizada ouvindo os representantes das equipes. Estamos satisfeitos com a realização do evento e contamos com esse mesmo apoio para o ano que vem”, comentou a universitária Jéssica Paes, da Estácio.