A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), vai realizar o curso “Anatomia na Prática: Uma proposta de Educação Continuada” nesta terça (04) e quarta-feira (05), no laboratório anatômico do Hospital Veterinário da universidade. Os encontros são presenciais, com duração de 3 horas (das 18h às 21h) e carga horária total de 12h. Ao todo, são 24 vagas e o público alvo são professores de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais.
O objetivo é promover o contato direto de professores de Biologia com peças anatômicas e lâminas histológicas dos diferentes aparelhos: digestivo, respiratório, excretor e cardiovascular. O curso é composto por quatro módulos, distribuídos respectivamente em julho e tendo continuidade nos dias 15 e 16 de agosto. As inscrições podem ser realizadas através deste LINK
Coordenadora Pedagógica de Ciências da Natureza, Carla Salles, diz que esta é mais uma parceria que certamente contribuirá significativamente para a formação do professor. Ela disse ainda que o curso sobre os sistemas fisiológicos fornece a base científica necessária para uma abordagem mais completa e atualizada do conteúdo.
“Os professores além de serem atualizados, terão a oportunidade de aperfeiçoamento dos conteúdos abordados aliando a teoria à prática, observando e discutindo de forma macro e microscopicamente. Ao investir na formação continuada dos professores de Ciências, estamos Investindo no desenvolvimento de uma educação de qualidade, capaz de formar estudantes conscientes, informados e preparados para cuidar da própria saúde e tomar decisões fundamentadas em relação ao seu bem-estar”, explicou Carla.
Foto: Mariane Pessanha / Divulgação
O curso vai ser ministrado pelos professores da Uenf, Ana Bárbara Freitas Rodrigues Godinho, Leonardo Serafim da Silveira e os discentes Pedro Mathias Campos Ferreira; Graziela de Souza Silva e Gabriela Bichara Júlia Gesualdi. Para a professora Ana Bárbara, o projeto “Anatomia na Prática” é uma proposta de educação continuada para professores de biologia e Ciências do município, que visa sedimentar o viés extensionista da universidade.
“A referida proposta faz parte de um projeto de Extensão intitulado: “Implementação de metodologias Inclusas para o ensino da Anatomia Animal”, e que foi pensada com o intuito de promover a capacitação prática de professores de biologia a partir de temas abordados em aulas teóricas. Esperamos contribuir de maneira produtiva para uma melhor definição e identificação de estruturas anatômicas, em seus aspectos macroscópicos e microscópicos, tendo como foco as melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Nós do Laboratório de Morfologia e Patologia Animal da Uenf teremos um enorme prazer em participar dessa troca de saberes”, comentou Ana Bárbara.
A coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto falou sobre a importância das capacitações. “Todos os nossos cursos estão sendo ministrados por profissionais especializados nos temas propostos. É preciso que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre esta prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também ofertar ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais", conclui Talita.