Notícia no detalhe
Região sul do município começa a ser atendida pelo Ronda Escolar
A Guarda Civil Municipal começou na segunda-feira (27) o serviço comunitário preventivo à violência em geral, com a Ronda Escolar em 15 escolas da Região Sul do município, que envolvendo as localidades de Ururaí, Dores de Macabu, Ponta da Lama, Quilombo, Caxeta, Ibitioca e Serrinha. O coordenador da Ronda Escolar, o guarda municipal Eneci Paulo, informa que, a partir dessa semana, as escolas da Região Sul vão receber o patrulhamento da área.
- As viaturas vão fazer o trabalho comunitário de prevenção com visitas de duas a três vezes na semana à escola em horários e turnos alternados. O guarda verifica se há algo de anormal dentro da escola e entra no estabelecimento. Caso seja identificado algum problema, uma viatura específica da ronda escolar com guardas com treinamento avançado se desloca até o local. A permanência do guarda dentro da escola é de 15 a 20 minutos – informou Eneci.
O Programa Ronda Escolar estava previsto no programa de governo da Prefeita Rosinha Garotinho e foi implementado em maio de 2009. Atualmente, a Ronda Escolar é desenvolvida em 68 escolas da área central, 19 escolas da Região Norte e 37 escolas da Baixada Campista, além das 15 escolas da Região Sul. Uma pesquisa com os gestores das escolas em 2010 apontou um índice de satisfação de 98% com a diminuição da violência. Atualmente, seis viaturas com três componentes cada, sendo uma mulher e duas motos atendem às diversas regiões do município.
As escolas atendidas da Região Sul são a E.M. Manuel Ribeiro Nascimento (Tapera), E.M. Mário Barroso (Ururaí), E.M. Pequeno Frederico (Ururaí), C.E. Dom Otaviano de Albuquerque, CIEP João Borges Barreto (Ururaí), E.M. João Borges Barreto (Ururaí), E.M. Alcebíades Candiano (Ponta da Lama), E.M. João Clapp (Ponta da Lama), E.M. Sebastão de Vasconcelos (Quilombo), E.M. Professora Paulo Freire (Dores de Macabu), E.M. Antônio Lopes (Ibitioca), E.M. Barreto (Caxeta), E.M. Maria Ângelo Moreira (Caxeta) e E.M. Alfredo Vieira Machado (Serrinha).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















