Pioneira no Estado e terceira cidade do país a implementar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, realizou o treinamento de capacitação dos servidores, na manhã desta sexta-feira (07), no Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus Centro. O principal objetivo é a celeridade e eliminação do uso do papel nos órgãos públicos. A implementação, em sua totalidade, está prevista para ser finalizada até o final do ano de 2023.
O treinamento aconteceu durante toda manhã com a palestra do administrador do IFF e membro da Comissão do Processo Eletrônico Nacional, Fernando Nunes, que destacou o importante passo que o município está dando para a realização dos processos administrativos. “Com a implementação do SUAP, os atos administrativos passam a ser realizados de forma mais célere, com mais transparência e qualidade, aprimorando o amplo acesso. Tudo isso faz com que a administração pública funcione de forma mais rápida e entregue mais resultado para a sociedade. A partir do momento que nós não temos mais o processo de forma física, conseguimos reduzir custos, além de ter papel fundamental na transparência, que é um princípio superimportante da administração pública”, explicou o palestrante.
O SUAP vai substituir o sistema antigo de protocolo e todos os processos físicos passarão para o formato digital, se tornando um facilitador de finalização de demandas. No período de 30 dias, todas às quintas e sextas, vão receber os treinamentos funcionários do gabinete do prefeito, do vice-prefeito, da Procuradoria Geral e da Secretaria de Transparência e Controle, com palestras ministradas por Fernando Nunes e pela chefe de gabinete do Reitor do IFF, Francine Dias.
O subsecretário do Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac), José Vicente Alves, explica que, com a implementação do sistema, os órgãos vão poder receber tudo pelo celular, facilitando, por exemplo, o processo de despache. “Com o SUAP, além de facilitar os procedimentos internos, a própria população vai poder acompanhar todos os tramites dos processos públicos”, acrescentando que “o SUAP já funciona em todos os Institutos Federais do Brasil há cerca de quatro anos, e aqui conseguimos firmar parceria com o IFF para que o local seja utilizado nos treinamentos dos servidores”, sinalizou.
Participante do treinamento, o funcionário da Procuradoria, Daniel Petronilho, falou da importância deste momento. “O que está acontecendo aqui é fundamental para nos capacitarmos para esta nova etapa de digitalização dos processos, que, por si só, já é uma iniciativa de excelência do prefeito Wladimir Garotinho. É moderno, pioneiro e vem ao encontro com às necessidades atuais, naturalmente estabelecidas com a inclusão digital exercida durante e após o período pandêmico. O sistema traz transparência e o acesso da informação pública para a sociedade”, ressaltou.
Para a próxima etapa, que iniciará em agosto, funcionários das secretarias de Saúde, Educação, Fazenda e Desenvolvimento Humano e Social também receberão os treinamentos.