Notícia no detalhe
Canal Campos-Macaé recebe reestruturação
O fim do mau cheiro e a mudança do aspecto da margem pontuada por lixo, ratos e água negra, é uma reivindicação antiga de moradores vizinhos do Canal Campos-Macé, na área central da cidade, que começa a tornar realidade na gestão do governo da Prefeita Rosinha Garotinho. O investimento de R$ 18,6 milhões e compreende outras etapas, além da realização de obras de infra-estrutura, que estão em andamento em ritmo acelerado no trecho do canal entre o Mercado Municipal e a Avenida 28 de Março, numa extensão de 760 metros.
Após as obras de infra-estrutura, que no momento implicam na remoção das placas dos taludes sobre as antigas vigas subterrâneas inclinadas que dão o formato de V nas rampas para fazer o estreitamento do então caudaloso e largo canal, outras etapas importantes vão seguir para mudar o atual cenário, marcado por mau cheiro e aspecto degradante.
Novo visual - Em vez do atual quadro, quando forem realizadas as etapas de urbanização e tratamento paisagístico, o aspecto do Canal e de suas margens vão dar um novo aspecto à chamada Beira Valão, termo que remonta ao tempo da sua construção pelos braços dos escravos no período imperial, por determinação de D. Pedro II. Vários arcos vão ser construídos sobre o canal e neles vão ser instalados estirantes (cabos de aço esticados), que vão sustentar uma cobertura móvel sobre a caixa do canal, que será emoldurado por um calçadão com jardins inclinados, onde serão inseridas plantas de forração coloridas e trepadeiras. Nesse canteiro serão apoiados quadros metálicos com uma malha para o apoio dessa vegetação.
Ciclovias marginais - Nas margens também terá espaço destinado aos ciclistas, com modernas ciclovias e todo espaço será dotado de novo sistema de iluminação. O conjunto de intervenções vai compor um moderno paisagismo, criando um novo e belo cartão postal na área central da cidade, considerando que o Campos-Macaé, é o segundo maior Canal do Mundo feito pela mão do homem. O secretário de Obras e Urbanismo, César Romero, informa que no momento os técnicos e operários estão fazendo a parte mais difícil da obra, que é trabalhar no talude em formato de V para remover as placas e fazer reparos nas vigas inclinadas, além de efetuar reparos e remover as manilhas da rede pluvial e de esgoto, defeituosas (desencaixadas, rachadas ou trincadas) que lançam esgotamento sanitário no Canal.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
2203 12h23Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















