Notícia no detalhe
Canal Campos-Macaé recebe reestruturação
O fim do mau cheiro e a mudança do aspecto da margem pontuada por lixo, ratos e água negra, é uma reivindicação antiga de moradores vizinhos do Canal Campos-Macé, na área central da cidade, que começa a tornar realidade na gestão do governo da Prefeita Rosinha Garotinho. O investimento de R$ 18,6 milhões e compreende outras etapas, além da realização de obras de infra-estrutura, que estão em andamento em ritmo acelerado no trecho do canal entre o Mercado Municipal e a Avenida 28 de Março, numa extensão de 760 metros.
Após as obras de infra-estrutura, que no momento implicam na remoção das placas dos taludes sobre as antigas vigas subterrâneas inclinadas que dão o formato de V nas rampas para fazer o estreitamento do então caudaloso e largo canal, outras etapas importantes vão seguir para mudar o atual cenário, marcado por mau cheiro e aspecto degradante.
Novo visual - Em vez do atual quadro, quando forem realizadas as etapas de urbanização e tratamento paisagístico, o aspecto do Canal e de suas margens vão dar um novo aspecto à chamada Beira Valão, termo que remonta ao tempo da sua construção pelos braços dos escravos no período imperial, por determinação de D. Pedro II. Vários arcos vão ser construídos sobre o canal e neles vão ser instalados estirantes (cabos de aço esticados), que vão sustentar uma cobertura móvel sobre a caixa do canal, que será emoldurado por um calçadão com jardins inclinados, onde serão inseridas plantas de forração coloridas e trepadeiras. Nesse canteiro serão apoiados quadros metálicos com uma malha para o apoio dessa vegetação.
Ciclovias marginais - Nas margens também terá espaço destinado aos ciclistas, com modernas ciclovias e todo espaço será dotado de novo sistema de iluminação. O conjunto de intervenções vai compor um moderno paisagismo, criando um novo e belo cartão postal na área central da cidade, considerando que o Campos-Macaé, é o segundo maior Canal do Mundo feito pela mão do homem. O secretário de Obras e Urbanismo, César Romero, informa que no momento os técnicos e operários estão fazendo a parte mais difícil da obra, que é trabalhar no talude em formato de V para remover as placas e fazer reparos nas vigas inclinadas, além de efetuar reparos e remover as manilhas da rede pluvial e de esgoto, defeituosas (desencaixadas, rachadas ou trincadas) que lançam esgotamento sanitário no Canal.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional