Notícia no detalhe
Canal Campos-Macaé recebe reestruturação
O fim do mau cheiro e a mudança do aspecto da margem pontuada por lixo, ratos e água negra, é uma reivindicação antiga de moradores vizinhos do Canal Campos-Macé, na área central da cidade, que começa a tornar realidade na gestão do governo da Prefeita Rosinha Garotinho. O investimento de R$ 18,6 milhões e compreende outras etapas, além da realização de obras de infra-estrutura, que estão em andamento em ritmo acelerado no trecho do canal entre o Mercado Municipal e a Avenida 28 de Março, numa extensão de 760 metros.
Após as obras de infra-estrutura, que no momento implicam na remoção das placas dos taludes sobre as antigas vigas subterrâneas inclinadas que dão o formato de V nas rampas para fazer o estreitamento do então caudaloso e largo canal, outras etapas importantes vão seguir para mudar o atual cenário, marcado por mau cheiro e aspecto degradante.
Novo visual - Em vez do atual quadro, quando forem realizadas as etapas de urbanização e tratamento paisagístico, o aspecto do Canal e de suas margens vão dar um novo aspecto à chamada Beira Valão, termo que remonta ao tempo da sua construção pelos braços dos escravos no período imperial, por determinação de D. Pedro II. Vários arcos vão ser construídos sobre o canal e neles vão ser instalados estirantes (cabos de aço esticados), que vão sustentar uma cobertura móvel sobre a caixa do canal, que será emoldurado por um calçadão com jardins inclinados, onde serão inseridas plantas de forração coloridas e trepadeiras. Nesse canteiro serão apoiados quadros metálicos com uma malha para o apoio dessa vegetação.
Ciclovias marginais - Nas margens também terá espaço destinado aos ciclistas, com modernas ciclovias e todo espaço será dotado de novo sistema de iluminação. O conjunto de intervenções vai compor um moderno paisagismo, criando um novo e belo cartão postal na área central da cidade, considerando que o Campos-Macaé, é o segundo maior Canal do Mundo feito pela mão do homem. O secretário de Obras e Urbanismo, César Romero, informa que no momento os técnicos e operários estão fazendo a parte mais difícil da obra, que é trabalhar no talude em formato de V para remover as placas e fazer reparos nas vigas inclinadas, além de efetuar reparos e remover as manilhas da rede pluvial e de esgoto, defeituosas (desencaixadas, rachadas ou trincadas) que lançam esgotamento sanitário no Canal.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira