O prefeito Wladimir Garotinho reuniu, nesta quinta-feira (13), a equipe de governo com técnicos do SEBRAE para apresentação do cronograma das ações de implementação do Programa Cidades Empreendedoras. A finalidade é aprimorar procedimentos de gestão e políticas voltadas para o desenvolvimento com fortalecimento de lideranças locais e apoio aos pequenos negócios, com inclusão produtiva, além da implementação de novas políticas para dar celeridade ao desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável.
Na primeira parte da reunião o coordenador regional do SEBRAE, Guilherme Reche, a Gestora de Políticas Públicas do SEBRAE, Flávia Guedes, e outros técnicos fizeram a apresentação dos 10 eixos do Programa Cidades Empreendedoras. Na segunda fase da reunião, por meio de workshop, foi feito um diagnóstico da gestão administrativa para avaliação do nível de qualidade dos procedimentos e, então, definir as estratégias de aplicação das medidas e ações estabelecidas pelo programa que trarão benefícios para a gestão da Saúde, Educação, Agricultura, Infraestrutura e demais áreas, com resultados benéficos para a população em geral.
O prefeito Wladimir classificou a reunião como muito importante para implementar um Plano Estruturado de Desenvolvimento. “Tivemos uma reunião importante com secretários municipais para discutir e elaborar o planejamento estratégico em parceria com o SEBRAE. Nossa cidade está em busca de um desenvolvimento sólido e sustentável, e essa iniciativa será fundamental para traçarmos metas e ações que impulsionem o crescimento em diversos setores. Com o apoio do SEBRAE, estamos comprometidos em promover o empreendedorismo e fortalecer a nossa economia”, defende Wladimir Garotinho.
Durante a reunião o prefeito apresentou para os técnicos do Sebrae os avanços na gestão do município graças a medidas como programa de desburocratização e implemento da inovação com os serviços já informatizados na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, na Secretaria de Fazenda, na Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, dentre outros procedimentos que resultam no desenvolvimento. Wladimir Garotinho justificou os avanços com números, a exemplo do posicionamento de Campos no sexto lugar no ranking estadual da instalação de empresas e no primeiro lugar no ranking da geração de empregos no Norte e Noroeste Fluminense.
Ao final da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva destacou que “dos 10 eixos temáticos do Programa Cidades Empreendedoras, verificamos que Campos já atende os preceitos do programa, mas o prefeito Wladimir está imbuído do propósito de avançar mais para que Campos possa ter não apenas um crescimento, mas que tenha um desenvolvimento sustentável. Para isso, ele tem recomendado empenho de todos e tem dado exemplo com sua linha de trabalho voltada para mudar para melhor a vida das pessoas”, pontua Mauro Silva.
O coordenador regional do SEBRAE, Guilherme Reche, destaca a importância da inserção do município no Cidades Empreendedoras e ressalta que “Campos já tem feito diversas ações que tem por objetivo fortalecer o ambiente propício para abertura de novas empresas com números expressivos, mas acreditamos que o programa vai propiciar mais oportunidades para o empreendedorismo de forma muito positiva”, avalia.
AUTORIDADES PRESENTES – Também participaram da reunião o procurador Geral do Município, Roberto Landes; o chefe de Gabinete do prefeito, Thiago Ferrugem; o chefe de Gabinete do vice-prefeito, Marcelo Freire; o secretário de Comunicação, Sérgio Cunha; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o subsecretário, Felipe Knust; o diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento, Ranulfo Vidigal; o secretário de Fazenda, Márcio Morales; o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende; o secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares; o subsecretário de Administração, Fellipe Augusto Almeida; o chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo, Fabiano Gomes; a subsecretária de Educação, Suzana Macedo da Hora; e o Presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá.