A equipe gestora da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está participando do treinamento em São Paulo do projeto Lean nas Emergências. A capacitação é ministrada por consultores do Hospital Sírio-Libanês e proporciona aos participantes o conhecimento sobre o método e os detalhes da implantação na unidade. O incentivo para capacitação dos trabalhadores faz parte do Plano de Governo Wladimir Garotinho, visando mais excelência nos serviços prestados.
Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), projeto do Ministério da Saúde que tem como um dos executores o Hospital Sírio-Libanês, o projeto “Lean nas Emergências” tem como objetivo reduzir a superlotação e tempo de permanência do paciente nas emergências através da metodologia Lean, com foco no fluxo do paciente, tempo de atendimento e ferramentas de padronização. Com a metodologia aplicada, espera-se desenvolver um programa de excelência operacional nas emergências.
“A parceria do Hospital Ferreira Machado junto ao Hospital Sírio-Libanês através do PROADIS é uma ferramenta fundamental para a evolução no atendimento à população campista. O governo Wladimir atingiu melhorias marcantes na saúde, em especial na rede de Urgência e Emergência, porém o objetivo agora é evoluir na assistência, no cuidado, na qualidade do atendimento e na experiência do paciente e isso só é possível com uso de metodologias como o Lean. Será um passo gigante e uma quebra no modelo vigente, aproximando nosso hospital de grandes entidades de todo o Brasil”, frisou o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.
O Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, informa que o curso está colaborando para novos conhecimentos. “Nesses dois dias de curso intensos, aprendemos várias técnicas de gestão que iremos levar e aplicar esses novos conhecimentos nas nossas redes de urgência e emergência. Após a implantação dessa nova metodologia, nós vamos oferecer um atendimento mais resolutivo e eficiente à nossa população. Agradeço ao Prefeito Wladimir Garotinho por proporcionar essa capacitação tão importante para a saúde de Campos e região”, disse.
De acordo com o Superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, graças a capacitação, o HFM terá uma nova era de mudanças. “O Hospital Ferreira Machado vem nos dois últimos anos passando por transformações culturais e de gestão. Nessa capacitação foram compartilhadas experiências para melhorar nossas práticas assistenciais, diminuir desperdícios, aumentar a resolutividade e a qualidade do atendimento”, explicou.
Conhecimento
“Muito importante esse encontro para aquisição de conhecimento para podermos colocar em prática todos os benefícios. Estamos aqui buscando um melhor atendimento para a nossa população e um melhor ambiente de trabalho para nossos servidores”, destacou o Diretor Clínico do HFM, Guilherme Rangel.
Na próxima segunda-feira (17), os gestores juntamente com o Diretor Clínico do HFM, Guilherme Rangel; o Diretor do Pronto Socorro do HFM, Icaro Nunes; o Chefe Departamento de Enfermagem do HFM, Washington Oliveira; o Enfermeiro do Pronto Socorro do HFM, Alexandre; a Coordenadora de Enfermagem do Pronto Socorro do HFM, Rúbia; a Chefe do DITAH, Rita; a Enfermeira Alice; o Administrador, Daniel Presgrave e o Chefe do TI da FMS, Bruno Barroso irão realizar uma reunião no HFM para discutir sobre a implantação do projeto no hospital.