Fundado em 1952, o Hospital Ferreira Machado (HFM) chamava-se Sanatório Ferreira Machado, criado especialmente para tratar de pacientes portadores de tuberculose, recebendo esse nome em homenagem a Manoel Ferreira Machado, que realizou grandes feitos aos mais necessitados. A unidade foi concebida com uma estrutura dotada de grandes janelas e varandas, que visavam a maior circulação de ar e, com isso, reduzir o risco de transmissibilidade da doença.
O HFM era considerado a maior obra de assistência a pessoas com tuberculose de Campos, com capacidade para mais de 300 leitos. Em 1987 teve início a construção do Pronto-Socorro “Adão Pereira Nunes”, anexo ao prédio do hospital. Em 1991, com inauguração do Hospital Geral Ferreira Machado e do Pronto Socorro, o hospital passou a se dedicar ao atendimento de emergência, tornando-se referência neste tipo de atendimento em todo o Norte Fluminense e parte das Regiões Noroeste e Lagos.
Desde o início do governo do prefeito Wladimir Garotinho, o hospital recebe investimentos e já passou por uma série de obras e melhorias, com destaque para o fluxo de atendimento que completa dois anos no final do mês.
O novo sistema acolheu os pacientes, proporcionando conforto, atendimento ágil e dignidade, deixando os corredores do hospital livres de macas. Os investimentos no parque tecnológico com equipamentos de ponta para exames clínicos, novas mobílias em diversos setores e ampliação de leitos também estão entre as melhorias implementadas no Hospital Ferreira Machado.
Atualmente, o hospital está passando por obras no Pronto Socorro, que vai gerar impactos que vão além de uma reestruturação. Avaliada em R$ 15 milhões, em um espaço aproximado de 1.800m2, com prazo final de entrega para 18 meses, a obra vai mudar por completo o visual da área externa do hospital. A chegada e saída de ambulâncias vai passar a ser na Rua Rocha Leão, sentido ponte General Dutra, e não mais na Avenida XV de Novembro. Além das amplas entradas para veículos de emergência, toda estrutura visual do hospital será de vidro espelhado, contando com letreiro maior para facilitar a identificação e localização da unidade.
“O HFM é referência em urgência e emergência de acidentes em todo Norte e Noroeste e contamos com uma equipe ampla e capacitada. A maioria que dá entrada no Pronto Socorro, vítima de acidentes diversos, passa por cirurgias e, de acordo com seu quadro clínico, fica internada na unidade hospitalar por períodos que podem variar de dias a meses. Um dos locais onde esses pacientes mais permanecem no processo de recuperação é a Clínica Cirúrgica, local que passou por uma ampla reforma que teve objetivo de gerar ainda mais conforto para os pacientes e profissionais de saúde que atuam nela”, disse o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.
O superintendente também comentou que, com a atual obra no hospital, novos leitos serão abertos. “Iremos fechar as varandas, climatizar, ampliar e criar novos leitos, modernizando de dentro para fora, proporcionando a todos uma saúde com mais qualidade”, informou Nunes.
Foto: Isabella Corrêa / Divulgação
Aprovação – João Gabriel, que está acompanhando o pós-operatório do tio na Clínica Cirúrgica, destacou o bom atendimento que o familiar está recebendo. “Toda hora a equipe de enfermagem vem aqui vê como o meu tio está, saber se está tudo bem, se está sentindo dor, eles também ficam acompanhando a medicação, dão o remédio na hora certa. A comida também vem certinho, o clima aqui também é bom, tudo está ótimo. Não tenho do que reclamar”, frisou.