Nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu início ao segundo semestre letivo de 2023 para mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino. Até o dia 31 deste mês, as unidades escolares seguirão promovendo o levantamento do Censo Escolar da Educação Básica 2023, que representa a principal pesquisa estatística da área, feita em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais.
“Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país e as matrículas e dados coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres.
E a semana já começou com diversas capacitações para os profissionais. Uma delas diz respeito ao Projeto Eduten, em parceria com a Eduten Brasil, voltado aos diretores, pedagogos, Professores de Suporte Pedagógico (PSP) e professores de 4º e 5º anos, além de professores de matemática, computação e projeto de vida de 6º ao 9º ano. O objetivo é ampliar o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes, para tornar o município referência regional nessa área da educação básica.
Professora da rede desde 2006, Cristiane Machado Rosa atua na Escola Municipal Clóvis Tavares e aprovou a capacitação.
“Gostei muito. Com certeza vai ajudar com os alunos por se tratar de jogos, pois além de serem muito interessantes, ajudam na cognição, no relacionamento com o outro, na capacidade de decisão e concentração”, destacou.
De segunda a sexta-feira (28), também acontecerão as Reuniões de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil (Ciep Arnaldo Rosa Viana), do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Cemstiac), e do Ensino Fundamental Anos Finais (Ciep Arnaldo Rosa Viana).
Nesta terça-feira (25) e sexta-feira (28), será ministrado o curso sobre “Comunicação e atendimento ao público", direcionado aos profissionais da Cidade da Criança e demais interessados, com a psicóloga e mestre em Cognição e Linguagem, Paula Abílio. A palestra acontecerá nos dois dias das 18h às 19h, no próprio Parque Temático.
Também nesta segunda (24), aconteceram capacitações do Projeto Mind Lab, abordando a temática “Formação para uso das tecnologias”, no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam). A Mind Lab desenvolveu uma Metodologia inovadora que, por meio de jogos de raciocínio, tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens.
Projetos
De acordo com o secretário, diversos projetos estão em curso na rede municipal de ensino e outros serão implantados em breve, como parte do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Um deles, destacou Marcelo, será a inauguração da sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), no Centro da cidade, cujo imóvel está em obras.
“É algo muito esperado pelos nossos profissionais. A política de valorização dos profissionais da Educação de Campos vai continuar sendo prioridade. A unidade vai oferecer espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar a prática laboral dos profissionais da rede municipal. A ideia é promover o fortalecimento da Educação, através de ações de capacitação continuada, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem”, afirmou Marcelo.
Além disso, as equipes da Seduct seguem trabalhando para a aplicação da Prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em outubro em todo país. Destinado aos estudantes do 5° e do 9° anos de escolaridade, o Saeb contribui para a elaboração de políticas públicas que vão atender os que estão com maior dificuldade dentro do sistema nacional de ensino de modo a garantir a educação pública de qualidade para todos.
De acordo com a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, Saeb é um sistema norteador da educação básica no Brasil, que estabelece parâmetros mínimos de aprendizagem e condições de ensino entre outras coisas, que envolvem a política pública de educação básica. “Ele avalia o acumulado do aprendizado ao longo de todos os anos de escolaridade no ensino fundamental, assim como faz a prova do Enem no Ensino Médio que mede o acumulado de todas essas aprendizagens da educação básica”, explicou.