Notícia no detalhe
Programa Banco de Sementes começa a dar resultados
O Programa Banco de Sementes da secretaria municipal de Agricultura e Pesca começa a dar frutos. No final de junho, o produtor rural Lenilson Reis, 55 anos, colheu a primeira safra do feijão da variedade Xodó, cujas sementes foram plantadas em fevereiro e março, em uma área de 1,5 hectare na Ilha de Santa Cruz, situada no Rio Paraíba do Sul na altura da localidade de Santa Cruz. Parte dos grãos da leguminosa, colhidos em 2560 m2, foram devolvidos ao programa em contrapartida à doação. O objetivo é manter o Banco de Sementes e possibilitar a outros pequenos produtores a mesma oportunidade dada a Lenilson.
- O programa funciona como um fundo de sementes para aquele produtor que tem interesse em produzir, mas não tem a semente e nem maquinário. Doamos a quantidade necessária de sementes e, em contrapartida, o produtor nos devolve o dobro dessa quantidade também em sementes para mantermos o banco e podermos ajudar outros pequenos produtores -, explicou a tecnóloga em produção agrícola da secretaria de Agricultura, Laureana Pelegrini.
De acordo com a tecnóloga, a expectativa é para que a produtividade total seja de 2,8 mil quilos de feijão por hectare. O rendimento, segundo Laureana, é considerado alto para a região. O motivo seria a boa distribuição pluviométrica ocorrida nos períodos críticos da cultura e o lençol freático na profundidade efetiva das raízes de feijão.
Banco de Sementes – Implantado em 2010, o Programa Banco de Sementes é uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e prevê, além da doação de sementes de arroz, feijão e milho a pequenos produtores, a disponibilização de assistência técnica.
Segundo Laureana Pelegrini, duas vezes ao ano são doadas sementes para os pequenos produtores cadastrados no Programa Banco de Sementes. O objetivo é, no período de cultivo da cultura, viabilizar a produção de sementes de boa qualidade para atender os produtores rurais do município. No ano passado, foram realizadas doações de três toneladas sementes de milho. Em 2011, o programa já doou 920 quilos de feijão. “A partir de agosto, vamos começar a doação de sementes de arroz e retomar a doação de sementes de milho”, anunciou Laureana.
Sete toneladas de sementes foram adquiridas pela secretaria de Agricultura e Pesca. Ao todo, foram compradas duas toneladas de sementes de arroz, duas toneladas de sementes de feijão e três toneladas de sementes de milho. O Banco de Sementes está implantado na sede da secretaria, localizada à Avenida Presidente Vargas, 180, no Bairro da Pecuária. “Os produtores interessados podem nos procurar para efetuar o cadastramento e receber até 20 quilos de sementes”, convocou a tecnóloga em produção agrícola.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















