Professora do Ciep Brizolão 142 Maestro Villa Lobos, em Guarus, Débora Rodrigues vai celebrar 19 anos como servidora pública municipal nesta quarta-feira (02) e considera que ganhou um presente antecipado. Isso porque a Prefeitura de Campos sancionou quatro leis favoráveis à educação, nesta terça-feira (01), que vão beneficiar profissionais e estudantes da rede municipal de ensino. As leis foram publicadas no diário oficial de hoje. Acesse
AQUI.
Uma delas, a Lei nº 9.339 de 17 de julho de 2023, era a mais aguardada por Débora, pois institui o Programa Bolsa de Primeira Graduação para os servidores públicos ativos e em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia que ingressarem em curso superior em licenciatura na área da educação. Serão ofertadas 1.100 bolsas no período de duração do curso superior, no valor de R$ 200,00 mensais ao professor e ao auxiliar de turma, que se enquadrarem nos critérios da lei.
“Esse programa do governo municipal vai ser muito importante para mim. Eu já iniciei minha graduação duas vezes e tive que parar. Na primeira vez parei por problemas financeiros. Eu não era concursada ainda, trabalhava em escola particular e não recebia meu pagamento em dia. Como sou de São Francisco do Itabapoana, ficava complicado demais vir para Campos diariamente para fazer faculdade. Precisei trancar a matrícula pois era muito constrangedor. Há alguns anos, iniciei novamente a faculdade, mas eu tinha dois filhos muito pequenos que dependiam muito de mim e meu esposo trabalhava por escala, era bem difícil de sair para estudar. Além disso, as despesas eram muito grandes. Para mim, esse vai ser o início da realização de um sonho. Tenho certeza que agora vou conseguir fazer a minha faculdade tão sonhada. Só tenho a agradecer”, afirmou a professora.
Salvadora Vieira é servidora há 17 anos e atua na Escola Municipal Professor Carlos Bruno, em Ribeiro do Amaro, Travessão, e também parabenizou à Prefeitura. “Penso que esse programa vai dar chance a muita gente que não teve oportunidade ou não priorizou a graduação antes, agora teremos possibilidade de fazer uma graduação. Gostaria de parabenizar a Secretaria por esta iniciativa”, disse.
A Lei nº 9.341, por sua vez, cria cargos de direção e respectivos vencimentos para diretores e diretores adjuntos da rede municipal de ensino, atualizando e aumentando as gratificações dos gestores. A diretora da Escola Municipal Instituto Profissional São José, na Lapa, Fabíola Pires de Andrade celebrou:
“É com imensa alegria que recebo a notícia de que foi sancionada nossa gratificação. Ter nosso trabalho reconhecido é muito valoroso e o atual secretário de Educação, Marcelo Feres, e o governo municipal têm feito um trabalho de excelência. Só agradeço”, comentou.
Para o diretor da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, Hermann Moura Gouvêa, a medida representa um ganho para a educação municipal. “As leis sancionadas pelo Prefeito Wladimir Garotinho refletem a importância dada à educação em nosso município pela Prefeitura, assim como respeito aos seus profissionais. As novas leis colocam em prática a política de valorização dos servidores e que reflete diretamente de forma positiva nos alunos”, disse.
“Uma nova visão da gestão pública foi demonstrada através da forma como essas conquistas foram criadas, de forma democrática e participativa, uma vez que essas leis agora sancionadas foram amplamente discutidas junto aos gestores a convite do secretário de Educação, professor Marcelo Feres, buscando sempre a melhoria da qualidade de ensino. É realmente um grande avanço em nossa Campos”, completou o gestor.
APOIO À CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO
A lei nº 9.340 altera a lei nº 9.130, de 17 de dezembro de 2021 e dispõe sobre a concessão de Bolsas de Pesquisa Científica, Tecnológica, Extensão e Empreendedorismo no Município. Por fim, a lei 9.329 dispõe sobre a criação do Prêmio Aluno Nota Dez para estudantes do ensino fundamental. O anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho pelas redes sociais, quinta-feira (27), após reunião com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.
“Essa é mais uma conquista para a nossa educação: a tão esperada lei da gratificação dos diretores de escolas, que nos comprometemos, a fim de melhorar a gratificação daqueles que estão no dia a dia, na labuta nos ajudando a fazer uma educação melhor. Essa lei específica tem todo nosso carinho, e vocês são mais que merecedores, pois estão se esforçando ao máximo para transformar a educação da nossa cidade”, afirmou o prefeito. “Agora é a hora da nossa educação avançar cada vez mais”, afirmou o secretário.