O dia de aula nas Escolas Municipais Branca Peçanha e Ferroviário Jacy da Silva Barbeto foi diferente na manhã desta quinta-feira (03). Os alunos utilizaram pela primeira vez os tablets adquiridos pelo município e distribuídos para as unidades nessa quarta. Eles também usaram o Eduten nas aulas de Matemática. A novidade foi acompanhada de perto pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; pela diretora pedagógica, Tânia Alberto; e pela assessora técnica, Catia Mello.
O Eduten é um caderno digital de matemática gameficada, usado mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo. A ferramenta utiliza um caderno digital e adaptativo de atividades matemáticas, e é usada como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.
"A Educação está sempre evoluindo e nós temos que acompanhar esse processo. O tablet e o Eduten são ferramentas para auxiliar na aprendizagem. Com isso, estamos seguindo o que preconiza o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) que prevê a inclusão digital nas escolas. É muito bom ver essa criançada empolgada com as aulas de Matemática, que geralmente é uma disciplina que costuma assustar os alunos. Agora, pelo que pude perceber, a matemática vai se tornar uma das matérias preferidas" disse o secretário.
Diretora da escola Branca Peçanha, Neilce Falquer disse que as novidades despertaram o interesse dos alunos. "As crianças adoraram e a vontade deles de estudar Matemática aumentou consideravelmente com o uso do Eduten e dos tablets", afirmou a diretora.
Aluna do 5º ano, Sther dos Santos Carlos gostou da novidade. "Achei legal porque aprendi de um jeito mais divertido", comentou. Também estudante do 5º ano, Yuri Sabino Ribeiro Gomes, de 11 anos, disse que “o tablet facilitou muito a nossa aula. E o Eduten faz a matemática parecer mais fácil".
Professora da Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, Elizabeth Nunes Pessanha, ficou impressionada com a reação da turma. "Acabou a falta de concentração deles. Estão todos focados com as aulas e cheios de vontade de aprender", ressaltou.
Diretora do Ferroviário, Adriana Mattos ressaltou que o resultado foi além das expectativas. "A aceitação dos alunos foi perfeita. Uma verdadeira revolução na sala de aula e no aprendizado. O uso dos tablets e do Eduten vai trazer uma contribuição enorme para a Rede e vai minimizar a carência de conhecimento que tivemos na pandemia", explicou Adriana.
Diretor da Eduten, Alexandre Merofa acompanhou a utilização do recurso pelos alunos e disse que ficou empolgado com a experiência. "O Eduten está presente em várias cidades, mas quando a gente vê os olhinhos das crianças brilhando ao utilizar a ferramenta, nos emociona. Eles realizaram as tarefas com facilidade e isso é muito satisfatório para todos nós".
PLANO DE AÇÃO – Ainda na manhã desta quinta-feira, o diretor pedagógico do Eduten Brasil, Arnaldo Vhieira, se reuniu com gestores e diretores adjuntos de nove unidades escolares do município, na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para traçar um plano de ação para as escolas grandes, médias e pequenas. "Vamos trabalhar com esses grupos para que sejam multiplicadores para as outras unidades", explicou Arnaldo.
Diretor da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, Francisco José Almeida Barros destacou que está muito satisfeito com a chegada do programa. "O material é muito bom. Fora do comum. As crianças vão gostar muito desse novo método de estudar matemática", contou.
Assim como Francisco, a vice-diretora da E.M Lions I, no Santa Rosa, Débora Terra Moreira, também está satisfeita com o Eduten. "O material é muito rico. E junto com o laboratório de matemática, com certeza, vai ser um incentivo a mais para que os alunos se interessem em estudar matemática", disse Débora.