Neste sábado (05), dentro da programação da 371ª Festa do Santíssimo Salvador, a Prefeitura inaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Conceição do Imbé, a partir das 9h, e a da Tapera, às 11h, que foi transformada em Policlínica. As unidades foram fechadas pelo governo anterior. Um total de 28 equipamentos de saúde já foi reaberto e inaugurado pelo governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, desde o início da gestão, em janeiro de 2021.
As duas unidades passaram por ampla reforma, como pintura nova e revisão da parte elétrica e hidráulica, para adequação ao padrão das novas UBS do município. Na da Tapera houve também troca de piso. Funcionando agora em sede própria, à Rua Projetada A, s/n°, ela começou a ser construída no final do governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, mas os serviços ficaram paralisados durante o governo passado. As obras nas unidades ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
A UBS do Imbé será a quinta unidade devolvida à população em 2023 e a da Tapera, a sexta. No dia 27 de março, o prefeito inaugurou a UBS do Parque Visconde do Rio Branco, em Guarus, e no dia 28, a Policlínica de Baixa Grande, que passou a ocupar o prédio que abrigou a UBS da localidade, também fechada pelo governo anterior. Em 04 de maio foi a vez dos moradores do Turf Club serem beneficiados com a reabertura da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Já a UBS de Cambaíba foi reaberta em 18 de julho.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que as obras integram o pacote de melhorias que o prefeito elaborou junto à equipe. “Estamos construindo, reformando e colocando as UBS em condições de oferecer um atendimento de excelência para a população. Será um reforço a mais para a saúde do município”, explicou Hirano.
Em relação à Policlínica da Tapera, o secretário disse que a unidade vai desafogar o atendimento naquela região, que atualmente é feito na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Ururaí e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Lagoa de Cima.
EM FUNCIONAMENTO — As outras unidades reabertas e inauguradas pela Prefeitura foram: UBSF São Sebastião, UBSF Lagoa de Cima, UBSF Santa Rosa, UBSF Dores de Macabu, UBSF Vila Nova, UBSF Jamil Ábido, UBSF Carvão, UBSF Eldorado, UBSF Parque Aurora, UBS São Martinho, UBS Campelo, UBSF Pernambuca, UBSF Lagamar/Farol de São Tomé, UBSF Três Vendas, UBS Palmares, UBS Quilombo, UBS Baleeira e UBS Maria Selma, na comunidade Tira Gosto. A UBSF do Eldorado, Farol e Baleeira não chegaram a ser fechadas e, por isso, foram inauguradas após reforma.
Também foi devolvida à população a Policlínica do Servidor e inauguradas a Policlínica da Terceira Idade e o Posto de Saúde do Mercado Municipal, que se tornou um polo avançado do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), além do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto. Já o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) ganhou um mamógrafo novo.
Já as unidades reformadas e inauguradas que estão sob a gerência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foram a Clínica da Criança, em Guarus, o Pronto-Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) do Farol de São Tomé.