Notícia no detalhe
Instituto Sete Capitães visita Solar Visconde de Araruama
A Prefeita Rosinha Garotinho vai recepcionar, neste domingo (10), a partir das 11h30, no Solar Visconde de Araruama, que está em obras para abrigar o Museu Histórico de Campos, integrantes do Instituto Sete Capitães. A entidade visa, entre outras ações, estimular o turismo rural aproveitando casarões das antigas fazendas que marcam o apogeu das atividades da café e da cana de açúcar.
O solar, que era a residência do primeiro visconde, José Carneiro da Silva, após seu falecimento, em 1864, foi adquirido pela municipalidade que já instalou no local a prefeitura e a Câmara Municipal. No prédio ao lado, ficava o quartel do Corpo de Bombeiros até por volta de 1903, quando o espaço foi remodelado para receber da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, atualmente instalada no Palácio da Cultura.
A Casa de campo do Visconde de Araruama, para onde a família se mudou em definitivo com o falecimento do importante fazendeiro, está localizada em Quissamã, onde hoje funciona o Museu histórico do vizinho município.
Visita Ilustre – O Instituto Sete Capitães, hoje presidido pelo empresário Aroldo Carneiro da Silva, descendente do visconde, estará acompanhado de seus diretores - proprietários e importantes figuras agropastoris de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para o norte fluminense. A comitiva, depois da recepção no solar, participará de almoço na Fazenda da Pedra, do empresário Renato Abreu.
O Museu Histórico de Campos será inaugurado, depois de mais de um século reclamado pela intelectualidade campista, no próximo mês de dezembro, como parte do projeto de revitalização do centro histórico, em cujo contexto se insere a restauração do Monumento ao Expedicionário e do Chafariz Belga das Quatro Jornadas.
Junto à Prefeita Rosinha Garotinho, estarão presentes o secretário de Cultura, professor Orávio de Campos e os presidentes das fundações Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; Teatro Municipal Trianon, Maria Auxiliadora Freitas; Zumbi dos Palmares, Jorge Luis dos Santos; e Arquivo Público de Campos, representado pelo diretor Carlos Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/03/2026 20:04:24 Seduct acompanha distribuição de kits de material escolar na EM Sagrada Família
- 25/03/2026 19:01:21 Campos lança Ceascam e projeta novo polo regional de abastecimento
- 25/03/2026 18:33:45 Hospital Ferreira Machado realiza segunda captação de órgãos de 2026
- 25/03/2026 17:28:18 Educação define nomes finalistas para escolha da identidade de seus mascotes
- 25/03/2026 17:09:36 Empresas do Programa Startup Campos selecionadas em iniciativa da FAPERJ
Seduct acompanha distribuição de kits de material escolar na EM Sagrada Família
2503 19h01Campos lança Ceascam e projeta novo polo regional de abastecimento
2503 18h33Hospital Ferreira Machado realiza segunda captação de órgãos de 2026
2503 16h35CCZ realiza ações de bloqueio do Aedes aegypti com base na pesquisa Ovitrampas
2503 17h28Educação define nomes finalistas para escolha da identidade de seus mascotes
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
6Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto na próxima sexta-feira




















