A segunda unidade de Saúde inaugurada neste sábado (05), pelo Prefeito Wladimir Garotinho, dentro da programação da 371ª Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, foi a Policlínica da Tapera. Acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, do secretário de Saúde, Paulo Hirano, além de secretários e vereadores, Wladimir anunciou mais novidades para a comunidade, como abertura de licitação, em breve, para que receba obras do Programa Bairro Legal, com recursos da própria prefeitura.
“O povo da Tapera não pode mais esperar. O povo da Tapera nunca me abandonou e nos também não vamos decepcionar vocês”, afirmou o prefeito Wladimir Garotinho, que disse que voltará para fiscalizar as obras e, depois, inaugurar. O anúncio foi aplaudido por dezenas de moradores que compareceram à cerimônia.
“Como todos sabem, nós pegamos uma cidade desacreditada, um povo sem esperança, mas com muito trabalho, ajuda dos vereadores fieis na Câmara e dos nossos secretários e do povo que me colocou aqui para realizar, estamos conseguindo realizar o que precisa”, disse o prefeito, junto com os vereadores Paulo Arantes, Fred Rangel e pastor Marcus Elias.
NOVA HISTÓRIA
A unidade, fechada pela gestão passada em março de 2020, funcionava em um prédio alugado e, agora, em sede própria, com as obras realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Essa é a terceira Policlínica entregue à população pelo governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes. A primeira foi a Policlínica do Servidor, inaugurada em 28 de outubro de 2021. Já a Policlínica de Baixa Grande, que antes funcionava como UBS, foi reaberta em março deste ano.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, lembrou que as diretrizes do prefeito são de expandir cada vez mais a assistência à saúde e facilitar a vida das pessoas. “A Policlínica vem suprir as necessidades das especialidades e resolutividades na saúde. Os pacientes irão contar com uma série de especialistas, ultrassonografia, raio x e exames. É um passo a mais para que a gente melhore ainda mais a assistência às pessoas”, afirmou Hirano.
FUNCIONALIDADE
A unidade passa a oferecer atendimento em Clínica Médica, Pediatria, Gastroenterologia, Dermatologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia, Odontologia, Programa Hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos. Tem ainda coleta de sangue e exames de imagem. A Policlínica irá disponibilizar 2.240 consultas/mês e os profissionais irão atuar através do regime de escala.
Para atendimento na Policlínica, os moradores da Tapera, Ponta da Lama, Lagoa de Cima, Morangaba, Dores, Sentinela do Imbé, Ururaí e Quilombo, deverão buscar um primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, em seguida, serão encaminhados à Policlínica. De acordo com o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Benedito Pereira Martins, será o Núcleo de Controle e Avaliação quem fará o agendamento para uma das especialidades.
“Como a consulta para um dos especialistas será liberada pela Central de Regulação, é importante que as pessoas atualizem os telefones de contato e fiquem atentas às mensagens de texto, que é a forma de contato utilizada”, explicou Benedito, que acrescentou que atendimento 24h permanece em Ururaí.
RECONHECIMENTO
“São mais de 30 anos de história. Nossa primeira unidade funcionou na Casa de Oração, em um espaço cedido. Agora Wladimir não fez a UBS modelo, fez a Policlínica modelo. Wladimir sempre ressalta o cuidar das pessoas”, afirmou a encarregada, Jordana Rodrigues da Silva Santana.
A moradora Vera Lúcia Damasceno esteve na inauguração e destacou a importância da Policlínica. “É um sonho de nós moradores de anos e anos. Estar aqui hoje é gratificante demais”, afirmou Vera Lúcia.