Notícia no detalhe
GAM resgata 5 gambás, gavião e a cobra Papa-pinto em bairros de Campos
Na semana passada, também, foi resgatado um tamanduá-mirim.
Por: Da Redação -
Foto: Divulgação / GCM - 09/08/2023 - 19:47:43
O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou, de sexta-feira (04) até esta quarta-feira (09), 5 gambás, um gavião Carcará e uma cobra Papa-pinto. Os gambas estavam no Jóquei, Parque Rosário, Centro e Turfe; o gavião Carcará, no Parque Aurora, e a cobra Papa-pinto em uma residência no bairro Alphaville 3. O resgate do gavião aconteceu no domingo (06) e da cobra nesta quarta-feira (09). Na semana passada, também, foi resgatado no Parque Aurora um tamanduá-mirim.
O Gavião Carcará foi resgatado no último domingo (06) em uma residência no Parque Aurora. Acionados pelo proprietário, os agentes do GAM devolveram a ave à natureza. O gavião estava em perfeito estado de saúde, com instintos evidentes e sem complexidades. Também conhecido como caracará, carancho, caracaraí (Ilha do Marajó), gavião-de-queimada e gavião-calçudo. O carcará não é taxonomicamente uma águia, e sim um parente distante dos falcões. É tanto visto sozinho como em bandos numerosos em redor de mamíferos e carcaças. Ocorre em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades. A ave foi devolvida para a natureza em uma área de proteção ambiental em segurança.
Sobre a cobra Papa-pinto, a solicitante pelo resgate filmou o animal e manteve o contato visual até a chegada dos agentes. O GAM vem resgatando um grande número desse tipo de cobra. São animais que buscam comida e abrigo em residência com algum tipo de vegetação próxima. Em ótima condição de saúde, o réptil também foi devolvido para o seu habitat natural.
Tamanduá-mirim - . O GAM foi acionado por populares que já tinham contido o Tamanduá em uma armadilha improvisada. O resgate aconteceu na tarde de ontem e trata-se de um animal macho adulto, que não ofereceu nenhuma complexidade para a realização do resgate. Acredita-se que seja o mesmo animal que apareceu na Av. José Alves de Azevedo, beira valão, dias antes. O GAM não informa os locais das solturas dos animais silvestres. São locais preservados que permitem o desenvolvimento das espécies contra os ataques de caçadores.
Os agentes esclarecem que, normalmente, os animais saem do seu habitat natural em busca de abrigo e alimento por causa do crescimento urbano. A orientação do GAM é, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas devem isolar a área onde está o animal e acionar o Grupamento Ambiental, por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785
Últimas Notícias adicionadas
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















