O Prefeito Wladimir Garotinho participou da abertura do Festival dos Estudantes de Campos (FEC) de 2023, que aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (11), no Parque Alberto Sampaio.
O evento contou com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira, representantes das secretarias envolvidas, além de protagonizar os estudantes da Rede Pública do município.
Para Wladimir Garotinho, o evento oportuniza que os estudantes tenham voz e possam escolher, junto do poder público, qual o melhor caminho a ser trilhado.
“É uma alegria enorme estarmos num dia tão simbólico. É um movimento que precisa começar pelas cidades para que se tornem projetos e programas de avanço no Estado e no Brasil. Aqui temos um povo plural, representado por órgãos municipais, estaduais e federais, mostrando que só em conjunto conseguimos avançar e ser espelho para outros municípios. Eu fico muito feliz em ver a educação de Campos avançado. Hoje, os nossos alunos têm acesso a robótica, tabletes e projetos de aprendizado tecnológico. Precisamos começar na base para utilizar essas novas ferramentas tecnológicas”, ressaltou Wladimir, que destacou:
- Eu tenho convicção que a educação do nosso município está em processo evolutivo. O nosso governo é inclusivo, se importa com as pessoas e buscar estar junto de todos. Que tenhamos cada vez mais estudantes para ajudar a construir uma sociedade melhor - finalizou Wladimir.
A primeira-dama, Tassiana Oliveira, destaca as conquistas da educação no município e a importância da proximidade do setor público com os jovens.
“Hoje marca a abertura oficial do Festival, um evento que proporciona um espaço valioso para ouvirmos atentamente nossos estudantes, compreendendo suas necessidades e demandas. Nossa jornada educacional já conquistou avanços notáveis e estamos ansiosos para continuar trilhando este caminho do progresso”.
A Diretora da Universidade Federal Fluminense (UFF), do polo Campos, Ana Costa, lembrou que a educação é a única possibilidade para a mobilidade social.
“É uma alegria estar na abertura desse festival. A educação é a única possibilidade para a mobilidade social. É o caminho que precisamos trilhar para ter uma sociedade mais igualitária, para disputar e concorrer aos mesmos postos de trabalho. Estudem e lutem pelos seus direitos. Nós, da UFF, estamos de portas abertas para receber todas e todos vocês. Agradeço ao Prefeito Wladimir Garotinho por apoiar e ter a certeza da grandeza desse evento”.
Também presente, o Diretor das Escolas Técnicas de Campos, Hugo Silva, ressaltou que o evento também pode ser um momento de luta, de sonhos e conquistas.
“É muito importante o que estamos fazendo aqui hoje. A nossa geração, passou por um período de muito escassez e hoje a nossa juventude tem direito de voltar a sonhar e de traçar novos caminhos. Queremos as melhores escolas e as melhores educação. Somos da geração que não aceita menos que os direitos respeitados, cientes de que as crianças em sala de aula podem mudar o futuro do nosso país. A gente precisa de uma sala de aula onde os filhos da classe trabalhadora esteja. É o futuro que a gente precisa e merece e o movimento estudantil de Campos está muito bem representado”, observou.
O Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, enalteceu a parceria das secretarias e lembrou que projetos e eventos na infância marcaram à sua vida. “É um prazer muito grande estar aqui, num lugar que reconheço. Agradeço ao Prefeito e aos secretários que estão envolvidos neste evento. Assim como eu me recordo dos eventos estudantis e projetos de incentivo que participei na minha infância, sei que essas crianças e adolescentes se lembrarão deste momento transformador quando chegarem na fase adulta. Agradeço também e especialmente a todo corpo escolar presente e tão necessário neste dia”, disse Rodrigo.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luciano Viana, destacou a preocupação do Prefeito em relação a disponibilidade de práticas esportivas por meio da Fundação.
“Primeiro quero falar da importância deste evento para os estudantes do nosso município. Me lembro da preocupação do Prefeito Wladimir em levar o esporte para às crianças, quando assumi a presidência da Fundação. Estamos proporcionando atividades esportivas para todos. É um prazer estar participando de um momento histórico para a cultura, a arte e o esporte”, citou.
O local estava equipado com stands de vacinação; Programa Saúde nas Escolas; Departamento de Desenvolvimento Humano e Social; Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; stand do Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC); Entidades Estudantis de Campos e um stand de Emprego e oportunidades, que movimentou o espaço. Além disso, o espaço conta ainda o caminhão da Biblioteca Itinerante e a Exposição do Projeto Viajando na Ciência.