Notícia no detalhe
Codemca cadastra ambulantes para formalização
A partir de segunda-feira (29), os vendedores ambulantes do Shopping Popular Michel Haddad precisam comparecer à Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) para realizar um cadastro e, em seguida, serem encaminhados para contadores que vão ser custeados pela prefeitura para formalização online. A determinação é da prefeita Rosinha Garotinho, visando regularizar a situação dos ambulantes.
A informação é do presidente da Codemca, Jivago Faria, que se reuniu nesta sexta-feira (26), na sede do órgão, com o presidente da Associação dos Vendedores Autônomos do Shopping Popular (Avasp), Paulo Renato Gama Pedrosi; o subprocurador do município, Fabrício Ribeiro; e o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Eduardo Crespo. O encontro foi para discutir a formalização dos ambulantes, que precisa ser feita no prazo de 15 dias, estipulado pelo Ministério Público Federal.
- A partir do momento que os ambulantes forem encaminhados aos contadores, eles farão uma formalização online. Vamos propor toda assistência e orientações a esses trabalhadores, para que eles possam trabalhar tranquilos, inclusive, com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esperamos cadastrar 20 ambulantes por dia - ressalta o presidente da Codemca.
De acordo com o subprocurador Fabrício Ribeiro, a fiscalização da mercadoria vendida pelos ambulantes cabe ao Estado, não sendo responsabilidade da prefeitura. “A operação de apreensão de mercadorias foi feita pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). Cabe ao governo municipal fazer a formalização, que será realizada pela Codemca, o que torna estes trabalhadores formais. Com isso, eles poderão comercializar suas mercadorias e emitir a nota fiscal e não vão ter problemas com a PF e com o MPF”, esclareceu.
Microcrédito – A partir da formalização, os ambulantes poderão ser beneficiados pelo Programa Municipal de Microcrédito (Fundecam Solidário), criado pela prefeita Rosinha Garotinho, para atender ao pequeno negócio. Eles serão orientados por agentes de crédito do quadro de pessoal da prefeitura. “Vamos trabalhar com uma taxa de 0,5% ao mês, a menor de todo o país. O empreendedor individual é uma realidade. O nosso compromisso é usar os royalties do petróleo para alavancar o pequeno negócio”, informou o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















