Cozinheiros, chefes de cozinha, auxiliares de cozinha, saloneiro, nutricionistas e outros profissionais desempregados podem comparecer no Espaço da Oportunidade da Secretaria de Qualificação e Emprego e se habilitarem para as mais de 200 vagas para atividades offshore disponibilizadas pela empresa.
O Secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa informa que os candidatos a cozinheiro, ajudante de cozinha, chefe de cozinha e padeiro com mais de cinco anos de experiência com registro em carteira, mas que não tenham curso, podem participar da entrevista.
“Temos trabalhando junto das empresas parcerias para flexibilizar as exigências quanto ao tempo de experiência para poder facilitar a entrada dos profissionais que são qualificados, mas encontram dificuldades para conquistar vaga devido a exigência quanto ao tempo de experiência. Mediante nosso entendimento com o pessoal da empresa, houve flexibilização neste sentido. Candidatos de cozinheiro, ajudante de cozinha, chefe de cozinha e padeiro com mais de cinco anos de experiência registrada em carteira que não fizeram o curso, podem participar da entrevista também. Nestes casos, a parceria proporciona subsídio, ou seja, o candidato aprovado na entrevista para o segmento da cozinha tem o curso custeado e depois de contratado ocorre o desconto paulatinamente”, informa o Secretário.
Os interessados devem ter atenção nos requisitos para cada função. Aqueles que atenderem os quesitos listados devem comparecer munidos de documentos pessoais, comprovante de residência e currículo atualizado. O cadastro é feito no Espaço de Oportunidades da Secretaria que funciona nos altos da Estação Rodoviária Roberto Silveira, no Centro da cidade.
Para nutricionista, pede-se formação profissional em Nutrição com grau de instrução em Nível Superior e com comprovação do registro de classe e com dois anos de experiência em processos operacionais em cozinhas industriais. Desejável experiência em trabalho offshore na função de nutricionista e gestão do risco sanitário com CBSP (Curso Básico de Segurança de Plataforma, também conhecido como Curso de Salvatagem e em dia com treinamentos relativos à NR-37 em dia.
Já para chefe de cozinha, é desejável que os interessados tenham pelo menos o Ensino Fundamental completo e formação profissional de no mínimo 200 horas (teoria e prática) ministrada por qualquer instituição especializada. Um ano atuando na função de chefe de cozinha ou dois anos atuando na função de cozinheiro. É necessário que tenha feito o curso CBSP e treinamento com certificado na validade da NR-37 e T-Huet. Caso a experiência na função de chefe de cozinha for superior a cinco anos, não será exigida a formação profissional.
Cozinheiro – É desejável que os interessados tenham o Ensino Fundamental e formação profissional de no mínimo 200 horas (teoria e prática) ministrada por qualquer instituição especializada. Pede-se um ano atuando na função de cozinheiro ou dois anos atuando na função de ajudante de cozinha e com o CBSP. Caso a experiência na função de cozinheiro for superior a cinco anos e caso não possua formação profissional, será exigida a comprovação da capacitação no período de 12 (doze) meses após o início dos serviços. É necessário estar com treinamento em relação à NR-37 e T-Huet em dia.
Padeiro - Ensino fundamental e formação profissional de no mínimo 200 horas (teoria e prática) ministrada por qualquer instituição especializada, com um ano atuando na função ou dois anos atuando na função de ajudante de cozinha ou ajudante de padeiro, com CBSP, NR-37 e T-Huet na validade. Caso a experiência na função de padeiro for superior a três anos e o mesmo não possuir formação profissional, será exigida a comprovação da capacitação no período de 12 (doze) meses após o início dos serviços.
Ajudante de Cozinha - Ensino Fundamental e curso de qualificação profissional de no mínimo 200 horas (teoria e prática) realizado em instituição especializada e que tenha pelo menos seis meses atuando na função de ajudante de cozinha ou um ano atuando na função de garçom. Necessita estar com o CBSP, a NR-37 e T-Huet em dia. Caso a experiência na função de ajudante de cozinha for superior a três anos e o mesmo não possuir formação profissional, será exigida a comprovação da capacitação no período de 12 (doze) meses após o início dos serviços.
Saloneiro – É desejável o Ensino Fundamental e experiência de seis meses como garçom, com comprovação em carteira de trabalho e possuir certificado dos cursos Huet, CBSP e o curso de qualificação profissional de no mínimo 64 horas realizado em instituição especializada ou atuando na função de camareiro de embarcação. Se o candidato tiver declaração que comprove que trabalhou em alguma empresa, autenticada em cartório também é aceito como comprovação de experiência. A declaração precisa constar o CNPJ e razão social da empresa, com todos os dados e período trabalhado.
Taifeiro – É desejável que os interessados tenham escolaridade de pelo menos o Ensino Fundamental e Curso de qualificação profissional de no mínimo 64 horas, realizado em instituição especializada. Mínimo de seis meses atuando na função de camareiro ou serviços gerais ou declaração emitida pela contratada, contendo relatório das atividades executadas durante treinamento de, no mínimo, 40 horas de prática da função de camareiro de embarcação. CBSP, NR-37, NR-32, T-Huet , CPSO e BOMBAV/MCIA em dia.