O prefeito Wladimir Garotinho efetuou mais uma entrega do Cartão Goitacá. Desta vez, 1.003 novas famílias receberam em mãos os cartões do benefício transferência de renda no valor de R$ 200, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (22), na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, também acompanhou a entrega aos novos beneficiários.
Foto: César Ferreira
Os cartões já foram entregues carregados para a realização de compras em supermercados credenciados pelo município. No dia 1º de setembro, uma nova recarga será realizada. O programa, que foi criado há um ano, já atende cerca de 16 mil pessoas. Até o final deste ano, 20 mil pessoas devem ser atendidas.
O Cartão Goitacá é oferecido às famílias através de análise socioeconômica feitas pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que utilizam, ainda, a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para realizar a seleção dos beneficiários. Para o prefeito Wladimir, é importante frisar que a concessão do benefício respeita critérios técnicos.
“Por muito tempo os programas sociais foram criminalizados. É muito importante e gratificante estar aqui mais uma vez entregando a possibilidade de colocar comida na mesa dessas pessoas, mas é importante dizer que todo mundo que está recebendo passa por uma avaliação séria das nossas equipes dos CRAS”, explicou o prefeito.
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação
Maria da Penha Leite, de 60 anos, é moradora do Parque Prazeres e recebeu o Cartão Goitacá hoje. Ela está aguardando o resultado de uma perícia do INSS da solicitação de aposentadoria. Para ela, o benefício vai ajudar nas compras neste período. “Eu estou bem ansiosa com essa questão da aposentadoria. Com o benefício, mesmo sem a aposentadoria, eu vou conseguir comprar as minhas coisas no supermercado. Eu ainda tenho que gastar com medicamentos. Só de ter essa ajuda com supermercado já ajuda muito”, disse.
Foto: César Ferreira
Jhenifer dos Santos tem 24 anos e é mãe solo de duas crianças, sendo um bebê de cinco meses de vida. Ela conta que o benefício vai ajudar bastante com as compras do mês da sua família. “Vai ser muito bom, porque já ajuda com leite, fralda e outras coisas de casa. A gente que é mãe solteira sabe da dificuldade que é, principalmente quando se fala em alimentação”, explicou a nova beneficiária.
Para o secretário, Rodrigo Carvalho, que assim como o prefeito pontuou a importância da análise técnica para a seleção dos beneficiários, o benefício chega para essas novas famílias para garantir a segurança alimentar. “As pessoas ganham o cartão, mas quem fica feliz somos nós, porque temos aquela sensação de dever cumprido, pois todos aqui enfrentam uma luta e uma dificuldade. A gente sabe como esse benefício vai fazer diferença na vida das pessoas, já que muita gente viveu por um tempo sem ter condições de se alimentar de forma correta”, disse Rodrigo.
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação
“O sentimento é de gratidão por receber o Cartão Goitacá. Eu tenho dois filhos e vou conseguir fazer as compras com um pouco mais de folga. Com duas crianças às vezes fica bem difícil, mas as coisas vão melhorar”, disse a dona de casa Adriele Apolinário.
O Cartão Goitacá
Foto: César Ferreira
Para que o benefício seja concedido, as famílias precisam ser referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). São priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição, idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.