Subsecretaria da Mulher e CEAM seguem com palestras no Agosto Lilás
A presença das profissionais levou um enfoque importante para a discussão, destacando a necessidade de abordar não apenas os aspectos físicos e técnicos da segurança no trabalho, mas também, as dimensões psicossociais
A Subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; a psicóloga do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, Thaís Monteiro; e a doutora em sociologia política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Marusa Silva, participaram nesta quarta-feira (23) de uma roda de conversa na XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário no Porto do Açu. O tema central desse encontro foi "Assédio no Ambiente do Trabalho". A equipe tem ministrado palestras sobre o tema em várias empresas, dentro da programação da Campanha Agosto Lilás.
A presença das profissionais levou um enfoque muito importante para a discussão, destacando a necessidade de abordar não apenas os aspectos físicos e técnicos da segurança no trabalho, mas também, as dimensões psicossociais que afetam as trabalhadoras, em especial as mulheres.
Josiane Morumbi, como representante da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, trouxe à tona as políticas públicas e ações que visam combater a discriminação e o assédio de gênero no ambiente profissional. Thaís Monteiro, com sua experiência como psicóloga no CEAM Mercedes Baptista, proporcionou uma perspectiva valiosa sobre o suporte psicológico necessário para as vítimas de assédio no trabalho. Ela destacou a importância de oferecer um espaço seguro onde as mulheres possam buscar ajuda e orientação diante dessas situações desafiadoras.

Marusa Silva, como doutora em sociologia política, contribuiu com uma análise crítica das dinâmicas de poder no ambiente de trabalho e como elas podem perpetuar o assédio. Sua expertise enriqueceu o debate, destacando a necessidade de mudanças estruturais para criar ambientes laborais mais igualitários e seguros. “O objetivo da nossa participação foi fortalecer a conscientização sobre o assédio no ambiente de trabalho, destacando a importância da prevenção, do apoio às vítimas e das políticas que promovem a igualdade de gênero”.