Quem passar pela Praça São Salvador nesta sexta-feira (25), até às 16h, vai poder participar da Ação Global, um evento em comemoração ao Agosto Lilás e ao Dia Laranja. Desde às 9h estão sendo realizadas atividades e serviços dedicados à promoção dos direitos das mulheres e à conscientização sobre a importância da igualdade de gênero, combate à violência e celebração aos 17 anos de existência da Lei Maria da Penha. A primeira-dama Tassiana Oliveira esteve presente no evento.
A Ação Global contou, ainda, com a participação de várias secretarias e equipamentos da Prefeitura em prol do combate à violência contra a mulher. De acordo com Tassiana Oliveira, “a Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, busca provocar a sociedade para que se envolva, pois este não é um tema só de responsabilidade do setor público, é responsabilidade social e de todos nós. Precisamos denunciar, mas também abraçar essas pessoas que estão emocionalmente abaladas, que precisam, além de ser encorajadas a fazer a denúncia, encontrar na sociedade ambientes seguros. Essas ações são importantíssimas. Esta é uma chama que era pequena e está crescendo. Espero que daqui um tempo, a gente não precise ter ações tão enfáticas e provocativas como esta, para que todos sejam conscientizados e encorajados. A violência muitas vezes não é apenas física, mas é psicológica”, acrescentou.
Música, apresentação de bandas de Fanfarra, biblioteca itinerante, medição de pressão e glicose, orientação sobre o direitos do consumidor, inscrição para cursos, espaço de beleza, marcação de exames, orientação sobre gratuidade para transporte público, além da participação do cão Zeus, membro do Grupamento de Operações com Cães, da Guarda Civil Municipal, que chamou a atenção de crianças e adultos que estavam no local, foram algumas das ações na Praça, que contou ainda com aula de alongamento.
Para a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana, o Agosto Lilás tem um significado grande. “Esta ação é de suma importância, principalmente para nós que trabalhamos com políticas públicas para a mulher. Sabemos que temos que avançar muito ainda, mas somos incansáveis. Estamos mostrando hoje que esse trabalho não é só responsabilidade da Subsecretaria da Mulher. Estamos unindo outras secretarias e equipamentos, assim como a sociedade civil e setor privado em prol da mudança de comportamento e capacitação das mulheres para que elas consigam a independência financeira e assim se livrar do relacionamento tóxico”.
Entre as pessoas que aproveitaram a ação na praça, está Eleonora Maia, que foi fazer o Registro Geral do filho, Eron Maia, de 10 anos. “Fui na Fundação Leão XXIII para saber como poderia fazer a carteira de identidade do meu filho, daí me avisaram desta ação e foi muito rápido. Estou satisfeita”, disse Eleonora.
A Central de Regulação da Secretaria de Saúde também esteve presente com marcação de exames como mamografia e ultrassonografia. A dona de casa Juliana Pessanha, moradora do Parque Aurora, aproveitou para marcar o exame. “Acredito que vou sair daqui já com a mamografia agendada”, disse.
A anciã Raimunda Rosalina de Jesus também aproveitou para marcar o exame. “Estou satisfeita, porque vou sair daqui com o exame marcado. Vou ficar até o final, aproveitando tudo, vendo essa gente bonita”.
A pequena Sofia Souza Soares, de 10 anos, fez pintura facial com a equipe da Guarda Civil Municipal, da Patrulha Ronda Escolar e aproveitou para fazer trança com a equipe da Subsecretaria de Igualdade Social.
O secretáro de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanhou as ações desenvolvidas pelas subsecretarias de sua pasta.