Dando continuidade à valorização profissional dos servidores do município, a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) está com diversas capacitações e cursos abertos. O programa de formação continuada oferece certificação e possibilidade de aumento salarial, conforme a lei municipal 8.133/2009 que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério.
“Aos servidores do Quadro de Magistério que, no decorrer de 3 anos, somarem 120 (cento e vinte) horas de participação em Cursos de Atualização, Seminários promovidos ou previamente autorizados pela Secretaria Municipal de Educação, dentro da sua área de atuação será concedido o adicional de 3% (três por cento) sobre o vencimento-base, limitado ao máximo de 15 por cento”, diz o parágrafo 2º do Art. 64 da lei.
Nessa sexta-feira (25), será realizada a Formação de Ciências Humanas - Avaliações externas na perspectiva de um processo interdisciplinar, das 8h30 às 13h30, voltada para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais. No mesmo dia, haverá o Encontro de Plano de Acompanhamento Pedagógico da Educação Infantil com a Participação da Educação Inclusiva - Pré III, voltado aos professores do Pré-III, no auditório da Prefeitura, em dois horários: das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, com carga horária de 3h.
Na próxima semana, dia 28, será ministrada a “Formação Matemática: SAEB na prática”, às 13h30. O público alvo é professores dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais, professores que atuam no Projeto Estação Educação, Pedagogos e PSPs.
No dia seguinte (29), a Efem, através de parceria entre o Polo Arte na Escola (Uenf) e a Secretaria de Educação e Tecnologia de Campos (Seduct), dará continuidade ao curso “Arte e Cultura na escola”, das 15h às 18h, direcionado aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Em setembro, acontece a capacitação “Análise de Leitura e Escrita” das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30 ou 17h30 às 20h30, podendo o educador escolher o melhor horário, com carga horária de 3h. Podem participar professores do Pré II e Pré III. No mesmo dia acontece a “Formação Matemática : SAEB na prática”, às 8h30, para professores de Matemática.
Já no dia 20, Gestores, Pedagogos, Auxiliares, Instrutores e Professores poderão participar da capacitação “Scratch na sala de aula - projetos criativos e estratégicos”. Para saber mais sobre os cursos e fazer a inscrição basta clicar aqui. Os cursos serão realizados na sede da Efem, situada à Avenida Alberto Torres, 174, Centro.
A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, falou sobre a importância das capacitações. "Todos os nossos cursos são ministrados por profissionais renomados e especializados nos temas propostos. É preciso que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre esta prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também ofertar ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais", concluiu.
ANATOMIA NA PRÁTICA
Através da meta de sedimentar conceitos e definições anatômicas, através de atividades práticas, afim de enriquecer a contextualização do professor em sala de aula, foi concluído na última quarta-feira (23) o módulo quatro do minicurso “Anatomia na Prática: Uma proposta de formação contínua”, realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O público alvo foram os professores de biologia da rede pública do ensino médio e fundamental.
O objetivo do curso foi promover o contato direto de professores de Biologia com peças anatômicas e lâminas histológicas dos diferentes aparelhos: digestivo, respiratório, excretor e cardiovascular. A capacitação foi composta por quatro módulos, distribuídos respectivamente em julho e tendo continuidade neste mês.
A professora Ana Bárbara Freitas Rodrigues Godinho, disse que o projeto “Anatomia na Prática” é uma proposta de educação continuada para professores de biologia e ciências do município, que visa sedimentar o viés extensionista da Uenf.
“A referida proposta faz parte de um projeto de Extensão intitulado: “Implementação de metodologias Inclusas para o ensino da Anatomia Animal”, e que foi pensada com o intuito de promover a capacitação prática de professores de biologia a partir de temas abordados em aulas teóricas. Esperamos contribuir de maneira produtiva para uma melhor definição e identificação de estruturas anatômicas, em seus aspectos macroscópicos e microscópicos, tendo como foco as melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Nós do Laboratório de Morfologia e Patologia Animal da Uenf teremos um enorme prazer em participar dessa troca de saberes”, explicou a professora.