Mesmo com o mau tempo, pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e compareceram à vacinação especial deste sábado (26), no Jardim São Benedito, cujos dados parciais são de 300 doses de vacinas aplicadas. A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início no último dia 23. Também teve aplicação dos imunizantes na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e na Clínica da Criança.
A autônoma Janaína Torres, de 40 anos, levou os filhos Manuela de 10 anos, para receber a dose da HPV e gripe, e Mariana e Davi, de 6 e 3 anos respectivamente, que atualizaram a caderneta vacinal contra a gripe e Covid-19. Ela também aproveitou para tomar as vacinas contra a gripe, Covid-19 e Hepatite que estavam atrasadas.
“As vacinas são sempre muito importantes, seja na infância ou na vida adulta. Foi assim comigo e está sendo com meus filhos. Eles estão protegidos e só tenho a agradecer ao SUS por essa oportunidade. Além de proteger os meus filhos, também conseguir cuidar de mim, da minha saúde”, disse.
Atenta à vacinação, a pequena Manuela disparou:
“Eu não tenho medo de tomar vacina, fico mais segura e imune a muitas doenças. Todos deveriam tomar as vacinas”, disse.
Quem também esteve no Jardim São Benedito foi Bruno Alves Pessanha, 35 anos, que é pai de dois meninos, Bernardo de 7 anos e Pedro Henrique de 14 anos.
O mais velho estava com vacinas HPV, antitetânica e Influenza atrasadas.
“É muito importante esse tipo de projeto porque na correria do dia a dia é mais difícil de acompanhar a situação vacinal das crianças. E, com essa possibilidade de vir aqui no Jardim, que é um local aberto e no final de semana, é bem mais fácil para nós. Graças a Deus consegui atualizar a caderneta e está tudo certinho”, disse.
No Jardim São Benedito foram cinco horas de imunização.
“Apesar da chuva tivemos uma produção boa. Entretanto temos que ressaltar que a cobertura vacinal no município ainda está muito baixa e, por isso, pedimos aos pais que procurem nossas Unidades Básicas de Saúde para que as equipes façam a avaliação da situação vacinal de cada criança. Havendo doses que não tenham sido feitas na época indicada e que estejam no prazo por faixa etária, serão aplicadas”, explica a coordenadora de Imunizações da SMS, Amanda Carvalho.
Na Secretaria Municipal de Saúde e na Clínica da Criança a aplicação dos imunizantes, seja para crianças, adolescentes, adultos e idosos, segue até as 17h deste sábado. Mas, quem não conseguir se vacinar, pode ir a um dos dois polos neste domingo (27), das 8h às 17h e atualizar o cartão de vacinas.
REDUZINDO RISCOS DE TRANSMISSÃO DE DOENÇAS
A Campanha de Multivacinação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), aumentando a cobertura vacinal desse público e reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. Ela continua vigente até o dia 15 de setembro, sempre de segunda à sexta-feira, nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs/UBSFs), Hospital São José, Unidades Pré-Hospitalares de Santo Eduardo, Travessão e Ururaí, Clínica da Criança, Centro de Saúde de Guarus (CSU), Cidade da Criança, sempre das 8h30 às 16h. O Dia D da campanha será no próximo sábado, 2 de setembro.
Para vacinar, os pais ou responsáveis legais por crianças e adolescentes que estão dentro da faixa etária da campanha, precisam apenas levar os documentos pessoais do filho e a caderneta de vacinação.