A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, realizou palestra com o tema “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS)”, nesta quarta-feira (30), no auditório Edgar Coelho dos Santos, na sede da Prefeitura. O evento é focado na conscientização e importância da saúde dos trabalhadores que atuam no setor público.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, abriu o evento e falou da forma de conscientizar e preparar os trabalhadores para um ambiente que promova satisfação.
“A saúde é um imperativo da lei e da vida, tudo está bem quando se está com saúde. E precisa ser uma bandeira de todos. A palestra de hoje é mais um passo que estamos dando na priorização de qualificação e oportunidade de treinamento para que tenhamos um ambiente de trabalho mais humanizado”, explicou Wainer.
Na sequência, o Coordenador do Programa TreinaRH, ligado à Secretaria de Gestão de Pessoas, Wilson Heidenfelder, destacou a importância da conscientização no que se refere ao movimento de melhoria no ambiente de trabalho e qualidade de vida dos indivíduos que atuam nos órgãos públicos do município.
“Todo movimento que a gente faz em favor do servidor e para além do profissional, é fundamental. A proposta é cuidar de quem cuida, com entendimento dos direitos e saúde mental desses trabalhadores. Mas temos como principal objetivo estimular e fazer com que os servidores entendam a importância dele e de sua qualidade de vida”, ressaltou.
Iniciando a palestra com abordagens de empatia, a Psicóloga Clínica e Organizacional, pós-graduada em Gestão de Pessoas e em Neurociência, Analice Sardinha, fez um chamado à reflexão sobre a importância da saúde no aspecto geral do indivíduo que está no ambiente de trabalho e, em especial, nos serviços públicos.“Quando falamos de trabalhador estamos especificando várias vertentes. E a alta demanda e dificuldades encontradas podem levar a uma saúde desgastada. E nisso eu destaco os fatores social, emocional e mental como influenciadores que podem afetar, até mesmo, a parte física do profissional. A nossa saúde está condicionada a tudo que a gente vive no ambiente de trabalho. Se temos regras muito rígidas e inflexíveis, essas podem prejudicar o indivíduo. É importante olharmos para o lado, para o colega de trabalho, identificando e ajudando quando necessário. Isso ajuda a gerar um ambiente mais empático e saudável. Buscar um ambiente que cause bem-estar, principalmente para quem está em cargo de liderança, é construir resultados melhores”, detalhou a palestrante.
Participante do evento, a Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), Camila Chaves, disse que
“a palestra de hoje é primordial para conscientizar os servidores e trabalhadores do município, que muitas vezes estão adoecidos e procuram atendimento no PAST para tratamento psicológico. O ideal é trabalhar sempre como no dia de hoje, com promoção e prevenção à saúde do trabalhador”, informou.
Também participando da palestra, o psicólogo, Jorge Santos, conta que esse tipo de evento é uma iniciativa importante que vai conscientizar a todos, de modo geral, para que a saúde mental seja poupada e cuidada.
“É de extrema importância na vida das pessoas e também na produção do dia a dia que esse trabalhador tenha a saúde preservada. Sem saúde mental não há comunicação, não há produção e não há produtividade. Parabenizo a Prefeitura de Campos por trazer um evento que nos proporciona conscientização. E eu, como psicólogo clínico do trabalho, apoio e continuo aprendendo”, finalizou.