Servidores da Prefeitura de Campos avaliam o Programa de Capacitação e Valorização do Funcionalismo implementado e mantido na atual gestão pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos. O secretário da pasta, Wainer Teixeira, informa que nesta semana dois eventos relevantes foram realizados para capacitação dos servidores. Em Campos foi realizado seminário para gestores dos Núcleos de RH (Recursos Humanos) das Secretarias, Fundações e Guarda Civil. Equipes de servidores que atuam nos serviços de Sindicância, Procuradoria, Licitação, Habilitação e Contratos participaram de evento de qualificação em Foz do Iguaçu (PR).
“A realização de mais um evento para a qualificação e bem-estar do servidor é parte das medidas adotadas na atual gestão para promover a capacitação com resultados relevantes na prestação dos serviços para a comunidade. O servidor satisfeito trabalha melhor. Além da qualificação, mantemos salário em dia e buscamos conceder os direitos. Nós, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, mantemos o Programa de Qualificação e Valorização para cuidar de pessoas que cuidam das pessoas que recorrem aos serviços prestados pela municipalidade e assim cumprirmos a premissa estabelecida pelo prefeito Wladimir Garotinho quanto ao principal propósito deste governo que é cuidar de pessoas”, destaca o Secretário Wainer Teixeira.
O subsecretário Frederico Paes, que também participou do Seminário nesta quinta-feira (31) no auditório do edifício Promenade Soho, avalia a importância dos eventos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores.
“A Secretaria de Administração e Recursos Humanos mantém o Programa de Qualificação e Valorização dos Servidores de forma permanente na atual gestão. Somente neste ano foram realizados vários eventos neste propósito em Campos e fora de Campos. Os servidores têm a oportunidade de participarem de cursos realizados por instituições renomadas de qualificação específica, inclusive pela Escola do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio). Nesta semana em Campos foram realizados quatro eventos que trazem conhecimentos e treinamentos que proporcionam benefícios no relacionamento interpessoal e resultam em mais qualidade e celeridade nos serviços prestados à população”, analisa Frederico Paes.
O servidor João Batista Santos, coordenador do Departamento de Patrimônio, classifica o Programa de Qualificação e Valorização como de “extrema importância”.
“Eventos como esse, cujo tema é “Ócio, Inspiração, Disciplina e Realização”, nos trouxe treinamento que despertou conhecimento sobre nós mesmos e sobre como compreender o próximo. É de extrema importância. Na quarta-feira foi realizado evento sobre cuidados com a saúde dos servidores que atuam no SUS. São eventos com treinamentos e dinâmicas que trazem atualização sobre conhecimentos específicos sobre as atividades profissionais que exercemos e isso proporciona melhora no crescimento profissional, na convivência com a família, no ambiente de trabalho e com o público que busca os serviços públicos”, avalia João Batista.
Para a servidora Debora Cristina Rosa, que é psicóloga, eventos do naipe do seminário realizado nesta quinta é de fundamental importância.
“Seminário como esse cuida do servidor como ser humano e como profissional. É muito relevante esse treinamento de reflexão para o servidor porque traz estímulo e renova a boa vontade de servir o próximo, com efeitos positivos no serviço público”, observa Débora Cristina Rosa.
Ao final da palestra, com o tema “A Verdadeira Semente está dentro, pare de busca fora”, a psicóloga Luciane Mina, que também é servidora pública municipal, destacou que “é de fundamental importância o equilíbrio do grupo que realiza trabalho coletivo porque fortalece vínculos e contribui para sentir orgulho do que faz como servidor”. Ela ensinou que é preciso se reabastecer de conceitos certos.
“A gente esquece de cuidar da gente e, mesmo sem perceber não lida com o outro de maneira adequada. É necessário perceber o momento de reabastecer para ter o que dar. Disciplina traz bons sentimentos e equilíbrio nas emoções”, ensinou Luciane Mina.