Notícia no detalhe
Mães de primeira viagem tiram dúvidas em curso
O I Curso de Gestante terá prosseguimento nesta sexta-feira (15), das 8h às 12h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. O curso está sendo promovido pelo Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e teve início quarta-feira (13). A segunda etapa do curso acontece nos dias 20 e 22 de julho. Ao todo, 130 mulheres estão inscritas.
Mães de primeira viagem, gestantes adolescentes, mulheres em várias fases gestacionais e seus familiares estão tirando dúvidas com diversos profissionais e quebrando tabus envolvendo a gravidez. Durante o curso, nutricionistas, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais ministram palestras e respondem às perguntas dos participantes. Temas variados como direitos da gestante, tabagismo, uso de medicamentos durante a gravidez, alimentação, vacinação e exames são abordados.
O coordenador do curso e diretor do CRTCA 1, pediatra Luiz Alberto Mussa Tavares explica que a partir de agora, as gestantes do município que fizerem pré-natal na rede municipal de saúde ou na rede particular poderão se preparar melhor e adquirir mais consciência para viver o processo de gravidez, o parto e o pós-parto.
Para isso, basta fazer a inscrição no CRTCA, na rua Barão de Miracema, 328, ou através do telefone 2738-1884, a fim de garantir vaga no próximo curso, em novembro. O médico lembra que um desconhecimento quase completo da fisiologia da gravidez, do seu acompanhamento clínico contemporâneo e do mecanismo do parto e da cirurgia cesariana são características muito comuns entre adolescentes.
- A primeira gravidez da adolescente, principalmente, num momento quase sempre inesperado, faz a gestante se confrontar com uma série de situações ímpares em sua vida. Este despreparo favorece uma série de fatos que podem dificultar o instante do nascimento, a gestação e a maternidade propriamente dita. O universo de dúvidas chega a gerar mitos e fantasmas, de tão inominado que é. Por isso, oferecer ao usuário informações tão preciosas e tirar dúvidas é fundamental para que a gestante se sinta mais segura e dona de si – disse o coordenador.
Aprovação – A aprovação e satisfação das gestantes são visíveis. “Geralmente, a família acha que sabemos tudo e nem sempre recebemos essas informações em casa. Estou adorando o curso”, disse a mãe de primeira viagem, Adriana Rangel, 35 anos. Quem concorda é Lívia Souza, 27 anos, que também está no 5º mês de gestação e fez várias perguntas aos profissionais. “Não sei nem segurar o bebê. Procurei o curso pois quero saber se estou fazendo tudo certinho em relação à alimentação, principalmente”.
Veja aqui a programação do evento:
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18