A Secretaria de Ordem Pública de Campos esteve presente com quase 100 agentes no evento de 7 de Setembro, que contou com o tradicional Desfile Cívico Militar, em comemoração ao 201º ano da Independência do Brasil, realizado na manhã desta quinta-feira (7), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Grande parte da equipe, entre agentes da Postura e da Ordem Pública, participou também desfilando este ano. A pasta realizou, paralelamente, um trabalho de apoio à Guarda Municipal, que montou um esquema especial de controle do trânsito e foi auxiliada pelo trabalho de ordenamento urbano, atuando em pontos estratégicos no entorno do evento, que atraiu muitos campistas e visitantes.
Gutierrez Oliveira, Técnico de mecânica, tem 33 anos, e um filho pequeno. Para ele, vir assistir ao evento que celebra a Independência do Brasil é tradição que deve ser passada de pai para filho: “Eu venho da Pecuária e trago meu filho para ele entender a importância de sermos patriota. Eu já desfilava desde os tempos da escola e poder ver de perto o desfile oficial é muito emocionante. Quem não veio, venha ano que vem, porque vale muito a pena”, garantiu ele.
“Muito organizado e elaborado. A prefeitura pensou em tudo e garantiu desde a nossa segurança até a preservação da cultura em um evento que, particularmente, me lembra muito minha infância e precisa ser passado para essas novas gerações”, comentou Erick de Souza Leite, Operador de guindaste que veio do Jockey para assistir ao desfile com a mulher e a filha.
Mas, além dos participantes que foram prestigiar o desfile, 75 ambulantes foram previamente cadastrados para trabalhar durante a solenidade e, desse número, cerca de 50 estiveram presentes para proporcionar uma experiência ainda melhor para o público presente no evento.
E se o feriado é dia de trabalho, Francisco Miranda e Salete Miranda aproveitam para, também, curtirem um pouquinho o dia juntos. O casal campista não perdeu tempo e aproveitou a folga de alguns para faturar:
Foto: Gerson Gomes / Divulgação
“Nós somos ambulantes há mais de 30 anos, vendemos salgados e bebidas e sabemos bem que essas datas são as melhores para nós, que trabalhamos com público. Por isso, mais uma vez, com o a Postura atuando, ajudando quem trabalha aqui no evento, e a Ordem Pública deixando tudo organizado, estamos aqui cheios de expectativa de um dia muito produtivo. Até São Pedro ajudou”, disse Francisco, se referindo a chuva que deu uma trégua e ajudou no planejamento de quem veio trabalhar.
Desde às 6h da manhã, os agentes da Postura já estavam no Cepop para suporte aos barraqueiros e evitar problemas de logística. Foi preparado antes um sorteio com a localização de cada barraca para que tudo fosse organizado e justo. “O bom do sorteio é que a gente já chega sabendo onde vamos trabalhar e aí não tem motivos para brigas. A Ordem Pública está de parabéns e a gente agradece”, disse emocionada Salete.
Maria Rosa de Jesus também é ambulante e trabalha há mais de 18 anos em eventos com brinquedos infantis. Ela fala que o seu trabalho depende diretamente da segurança que a festa proporciona à população e, por isso, acompanha de perto o trabalho da Secretaria de Ordem Pública:
Foto: Gerson Gomes / Divulgação
“A organização daqui está de parabéns. Graças ao trabalho deles, eu posso fazer o meu e garantir um extra que faz a diferença no meu orçamento. Eu sinto que somos tratados aqui como seres humanos de verdade”.
O secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa, explica que a atuação da pasta faz parte de mais uma ação integrada com os órgãos municipais e de segurança, para manter a organização e a tranquilidade durante a passagem do desfile de 7 de Setembro. "As equipes foram distribuídas, tanto dentro quanto no entorno do evento, para orientar à população e garantir a mobilidade do público e de quem está trabalhando, com objetivo de minimizar os transtornos e proporcionar um bom evento a todos”, garantiu ele.