Com novidades previstas para breve, como o retorno do Baile da Terceira Idade, a reinauguração do Clube da Terceira Idade de Travessão, o novo Centro Dia do Idoso e a criação do Clube da Terceira Idade da Baixada Campista, a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa segue disponibilizando serviços e atendimentos para garantir mais saúde, lazer e qualidade de vida à população com 60 anos de idade ou mais.
Já são 47 mil usuários cadastrados e, somente no Centro Dia e na Policlínica que funciona no Clube da Terceira Idade de Campos (Parque Tamandaré), de janeiro a julho deste ano foram mais de 15 mil atendimentos entre consultas e exames.
“O objetivo é oferecer atenção integral e alcançar o público em todo o município. O governo Wladimir Garotinho trabalha para cuidar de pessoas e nada mais importante do que cuidar daqueles que já trabalharam tanto e cuidaram da família e de outras pessoas. Só na Policlínica do Idoso são 14 especialidades médicas. Além disso, são oferecidos serviços que garantem a saúde social, mental e emocional, promovendo a integração em grupo e participação de atividades, por meio de aulas de música e de dança, coral, passeios e muito mais. Nosso objetivo é ver os idosos ativos e felizes”, destacou a subsecretária, Rosilani Tavares.
POLICLÍNICA - As especialidades incluem geriatria, urologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, cardiologia, pneumologia, angiologia, ortopedia, oftalmologia e odontologia, além de atendimentos socioassistenciais com equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, assistente social e psicóloga. Os idosos passam por consultas, exames e, havendo necessidade, são encaminhados para cirurgia. No local, assim como no Centro Dia, os usuários recebem vacinas do calendário, como a da gripe e outras, como a contra a Covid-19. Nas duas unidades da subsecretaria, foram cerca de 120 mil doses de vacinas aplicadas.
ATIVIDADES DE INTERAÇÃO
Atividades diversas que funcionam como terapia ocupacional para ativar as funções mentais e as habilidades motoras dos idosos, além de proporcionar momentos produtivos de socialização, são desenvolvidas pela subsecretaria nos clubes e núcleos do órgão.
“Aulas de inclusão digital, de artesanato, música, dança, coral, educação de jovens e adultos (EJA) e hidroginástica, dentre outras atividades, além dos passeios com ônibus próprio, que conta com ar condicionado e banheiro, são ações desenvolvidas dentro da política de assistência ao idoso. Sempre que possível trazemos novidades e mais atividades. Eles adoram passear e já realizamos mais de 200 viagens. Ainda este ano será retomado o Baile da Terceira Idade, uma das principais solicitações dos idosos, que adoram uma festa e um baile”, contou a subsecretária.
EQUIPAMENTOS
São sete equipamentos do município funcionando especificamente para atendimentos às pessoas idosas de Campos: Policlínica da Terceira Idade; Clube da Terceira Idade de Campos (Parque Tamandaré); Clube da Terceira Idade de Dores de Macabu; Clube da Terceira Idade de Conselheiro Josino; Colônia de Férias do Farol (funcionando o ano todo); Centro de Fisioterapia da Terceira Idade de Farol e Centro Dia do Idoso.
“Agora, os idosos vão ganhar um novo Centro Dia, que está passando por reformas e será remodelado. Além disso, o Clube da Terceira Idade de Travessão, que passa por obras, também será reinaugurado em breve e a novidade é que estamos trabalhando para instalação do Clube da Terceira Idade da Baixada Campista. O objetivo é ter equipamentos em várias regiões de Campos, de forma a facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo governo Wladimir Garotinho a todos os idosos do município”, concluiu Rosilani Tavares.