A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou, nesta terça-feira (12), o Seminário Setembro Verde, idealizado com o objetivo de conscientização da população sobre a importância da inclusão, além de promover a interação entre Pessoas com Deficiência, seus familiares, profissionais da área, servidores e estudantes. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Trianon, reuniu cerca de 550 pessoas. O Seminário “Conectados por uma sociedade inclusiva” aconteceu neste mês porque setembro é o Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
O seminário contou com a participação do secretário Rodrigo Carvalho, que presidiu o evento, e da coordenadora da rede socioassistencial privada, Priscilla Paes. Participaram ainda o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Leon Gomes, a coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Raquel Henrique Pires Linhares, além do vereador Bruno Vianna.
As diretoras das organizações sociais cofinanciadas, através de parceria com o município, participaram do Seminário, apresentando e discutindo ações em prol dos portadores de necessidades especiais. São elas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Educandário São José Operário, Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE). Juntas, elas atendem 848 usuários.
“Vendo o Trianon lotado, com os assistidos, seus familiares e todo mundo que trabalha em prol da igualdade, é um marco em nosso trabalho de inclusão na nossa cidade. Nós estamos aqui para exaltar a importância do trabalho que as instituições realizam em parceria com o poder público. É um tema que tem muita relevância, porque a gente precisa que a sociedade, através de vários setores, esteja atenta à diversidade e inclusão”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
Mãe atípica, Joceli Ribeiro levou a filha Greiciele Oliveira, de 18 anos, que tem autismo e deficiência intelectual e é usuária da APAPE. Para a mãe, a participação delas no evento permite a interação entre pessoas atendidas por outras instituições.
Foto: Éder Souza / Divulgação
“É muito bom a gente ficar sabendo de tudo de novo que está acontecendo. O Seminário também serve para que a gente tenha conhecimento das experiências das outras pessoas também”, disse a dona de casa.
Na programação, os participantes ainda participaram de uma palestra voltada para as famílias, ressaltando a importância dos cuidados que os cuidadores necessitam. A palestra foi ministrada por Raquel Xavier, que é assistente social da APAPE, e Maressa Ferreira, que é psicóloga da APAPE. O evento também contou com muita animação. A Banda APAEXONEI, que é composta por usuários da APAE, levantou o público com um repertório repleto de xote e forró. A Banda Notas de Felicidade e o Coral de Surdos da APOE também agitaram os participantes. A usuária Jéssica Ferreira Maia, do Serviço de Assistência São José Operário, apresentou a poesia “Amor à Distância”. A programação contou ainda com uma mesa redonda com os representantes da saúde mental, educação, assistência e IMTT.
SETEMBRO VERDE – O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.