Dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, nesta segunda-feira (13), da grande ação do projeto “CuidaRH de Quem Cuida”, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas da pasta. A ação, que tem como temática a humanização do atendimento aos servidores da SMS, além ofertar serviços, capacitação e orientação, foi aberta pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano, acompanhado de secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro, e do diretor de Gestão de Pessoas da SMS, Nilo Sérgio da Silva Pessanha Filho.
Dando as boas-vindas ao “CuidaRH de Quem Cuida”, Paulo Hirano enfatizou que o respeito e o amor ao próximo são essenciais para que o município avance cada vez na melhoria da assistência à saúde da população. “Nossa função é buscar soluções para aquilo que estamos fazendo. É estar envolvido neste momento que nos cerca, especificamente na saúde, que é cuidar, atender, acolher e resolver os problemas das pessoas. É preciso que os nossos colaboradores estejam atentos no processo como um todo, por isso, temos trabalhado muito na questão da qualificação. É importante fortalecer esses laços internos dos nossos colaboradores, para que tenhamos todo um movimento conjugado para nossas ações externas”.
Wainer Teixeira informou que o projeto está dentro das diretrizes do programa de governo do prefeito Wladimir Garotinho, que é a valorização do servidor que, de acordo com ele, vai muito além da remuneração. “Tão importante quanto termos os melhores salários, é termos ferramentas adequadas para que possamos produzir o nosso trabalho com melhor qualidade. Não podemos esquecer da qualidade do ambiente de trabalho, o que vai resultar no prazer de querer trabalhar. Se eu falo de humanização, eu tenho que me reportar ao atendimento. Se eu falo de atendimento, o primeiro tópico é a educação, a cortesia. Mas, falar em cortesia sem citar agilidade e celeridade, é cair no vazio. Se é para fazer, tem que ser bem feito e com resolutividade. Esta é a vontade que o prefeito nos coloca como motriz de sua gestão e é a postura que exijo de todos os meus colaboradores”, realçou Wainer.
Na ação foram realizadas palestras voltados à saúde mental e emocional, como “Articulando cuidados em Saúde Mental: das pessoas aos dispositivos”, ministradas pelo psicólogo e psicanalista Roberto Carvalho Filho e a enfermeira Lilian Monsores dos Santos, que integram a equipe do Programa de Saúde Mental, seguida por “Pilares do Envelhecimento” com a geriatra Deborah Casarsa, do Departamento Médico da SMS, “IST: Uma questão de Saúde” com o coordenador do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), Rodrigo Rodrigues e, por fim “O Papel da Nutrição na Saúde Mental” com Yamara Teixeira Martins Rangel, do Departamento de Nutrição.
Sílvia Nélia Vieira dos Santos, formada em Direito e servidora do Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), acompanhou as palestras e falou sobre a importância de ter esse olhar voltado para a própria saúde. “Para a gente que lida com o público é esclarecedor porquê de repente por não estar bem, a gente deixa de fazer o que tem que ser feito pelo outro. Esse conhecimento nos ajuda a direcionar melhor, a entender o outro e melhorarmos como pessoas”, disse.
Diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia pelo Departamento de Enfermagem, vacinação de rotina e Covid-19 com a equipe de Imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, quiropraxia com o Departamento de Fisioterapia também foram oferecidos aos servidores que aprovaram a iniciativa.
Uma delas foi Thais Abreu Rodrigues, servidora há 22 anos. “Um grande aprendizado para as pessoas novas que estão chegando e para mim que tenho 22 anos de serviço estou aprendendo muito. Agora mesmo fiz um atendimento, com a equipe da Fisioterapia que me aliviou muito. Muita evolução e criatividade do governo. Gostei muito”, disse.
Também há orientação do Departamento de Odontologia; Policlínica do Servidor; Programa de Saúde Mental; Hiperdia; Departamento de Nutrição; Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Centro Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais - Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP); Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM); Departamento de Farmácia; Centro de Controle de Zoonoses—CCZ, entre outros.
Há 30 anos no serviço público, Maria Regina Rabelo dos Santos “Gostei muito do evento. Muito favorável para nós funcionários que estamos aqui para cuidar das pessoas e, que no fundo também precisamos de cuidado, de atenção. Muito bem organizado. Que venham outros como esse”, disse a funcionária administrativa do Programa de Tabagismo.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) participou do evento com aulas de alongamentos e inscrições para diversas atividades desenvolvidas pela pasta no Jardim São Benedito e na sede.
O diretor Nilo Sérgio da Silva explica que futuramente o “CuidaRH de Quem Cuida”, terá ações itinerante de forma que alcance todos os servidores da SMS. “Vamos manter essa linha de cuidado com o servidor, com ações nas unidades vinculadas à secretaria, principalmente na Semana do Servidor, que acontece em outubro. O projeto terá ações continuas”, disse.
“CuidaRH de Quem Cuida”, realizado no auditório do Conselho de Municipal de Saúde, foi encerrado com momento musical com a participação do cantor Lorran Villaça.