A noite desta quinta-feira (14) foi de emoção e futebol no Parque Nova Brasília. O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado de várias autoridades, inaugurou o Campo do Carlão, espaço que recebeu o nome do falecido jogador de futebol Carlos Alberto Rocha Ritter, morador do bairro que desenvolvia um trabalho social com crianças da região. Wladimir entregou aos familiares de Carlão um quadro com homenagem ao amigo e estreou o novo gramado em um jogo em que marcou, pelo time da Fundação Municipal de Esportes (FME), o gol da vitória.
A comunidade de Nova Brasília e bairros próximos prestigiaram a solenidade.
"Esse campo tem um significado especial para o bairro, para as crianças do projeto, para as famílias aqui presentes. Eu conheci Carlão através do projeto social aqui, dando aulas para as crianças, e surgiu uma grande amizade. Há muito tempo eu vinha tentando ajudar Carlão a continuar desenvolvendo o trabalho, melhorar as condições do campo de futebol. Esse campo é espaço de cidadania, de inclusão, de esporte e, sobretudo, de convivência para que as pessoas possam ter seu momento de lazer com a família, os amigos, um campo para todos e peço que todos ajudem a preservar para transformar vidas. Estamos felizes de continuar o legado de Carlão", disse o prefeito.
Wladimir chamou os filhos e familiares de Carlão e prestou as homenagens. O quadro, com a foto do atleta, tem um texto do poeta Bráulio Bessa sobre amizade e outro do próprio prefeito.
"Aqui eu fiz uma dedicatória à mãe de Carlão, dona Jocinéia Rocha, uma homenagem em honra ao seu filho, amado por muitos, que nos deixou, além de saudades, um legado de força e de luta, na certeza de que é possível sonhar e realizar com as mãos estendidas para quem realmente precisa", leu o prefeito.
O irmão de Carlão, Sérgio Pagodinho, se emocionou e afirmou que o sentimento dele e sua família é de gratidão. "Quem conhecia meu irmão, lembrava dele ao olhar para o campo, que teve a primeira obra no governo Rosinha Garotinho, mãe do prefeito, com a colocação do alambrado, iluminação . Mesmo antes de se tornar político, Wladimir já era amigo dele e, hoje, realiza o sonho de Carlão de ver seu projeto “Carlão batendo um bolão” ser reconhecido e ver o campo em que ele trabalhava ganhar seu nome é uma grande homenagem, para que ele não seja esquecido. Um misto de tristeza pela ausência dele e felicidade por tudo isso. Nós só temos a agradecer ao prefeito", declarou Serginho.
RECONHECIMENTO – A comunidade aplaudiu a iniciativa. Dona Maria Soares Pimentel, de 81 anos, estava com seu carrinho de pipoca e disse que viu Carlão crescer no bairro.
"Trabalho nesse mesmo ponto há mais de 40 anos. Carlão era amigo dos meus filhos, sempre comia pipoca. Achei a homenagem muito bonita e Carlão merecia tudo isso, porque sempre foi uma pessoa boa, que trabalhava com as crianças e fazia um belo trabalho", contou.
Crianças do projeto “Carlão batendo um bolão” também participaram do evento, junto com o professor Marcelo Alves de Souza.
"O projeto existe há mais de 15 anos e, mesmo com a morte de Carlão, não parou. São 110 alunos, de 6 a 16 anos de idade, e todos agora estão felizes, porque o campo de ficou sem manutenção. Agora ganhou grama artificial, toda uma estrutura, iluminação especial. É um espaço lindo que merece ter o nome de Carlão", disse o professor do projeto, que tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes e do programa Esporte Vida.
SOLENIDADE E BOLA ROLANDO – A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, como a do secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire; o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Luciano Viana; o coordenador geral do Esporte Vida, Leonardo Mantena; os secretários da Casa Civil, Suledil Bernardino; de Ordem Pública, Jackson Sousa; de Governo, Ângelo Rafael; além dos vereadores Juninho Virgílio, Paulo Arantes, Cabo Alonsimar, Abdu Neme e Pastor Marcos Elias. As formalidades foram encerradas com o descerramento da placa e o prefeito Wladimir Garotinho estreou o novo campo, com uma partida de futebol.
O jogo foi encerrado por causa da forte chuva que caiu na cidade, mas foi de Wladimir o gol, único da partida, que deu a vitória ao time da Prefeitura, que vestiu a camisa da Fundação Municipal de Esportes. No gramado, o prefeito ainda adiantou que o Campo do Carlão foi o primeiro de 25 que serão feitos no município.