Mais uma escola será contemplada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com o Projeto Cinema Itinerante na noite desta quarta-feira (20). Ele estará no Ciep Francisco Portela, em Tocos. Nesta segunda-feira (18) os alunos do Ciep Clóvis Tavares, em Nova Brasília, além de moradores do bairro, também foram beneficiados com a sessão de cinema.
A programação da semana contempla na quinta-feira (21), a Escola Municipal João Borges Barreto, em Ururaí. Já na sexta-feira (22) será apresentado na Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão. No sábado (23), o cinema vai integrar a programação do Programa Caravana da Educação que acontecerá a partir das 8h na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto, em Farol de São Tomé.
Neste mês, está sendo exibido o filme Divertidamente, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.
SESSÃO DE SEGUNDA-FEIRA
Estiveram presentes na ação desta segunda-feira, o subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, e a assessora técnica da Seduct, Catia Mello. Eles foram recebidos pela diretora Ana Paula Boa Morte e pela diretora adjunta Danielle Muguet. “Esse é um projeto enriquecedor, que promove cultura e lazer integrando a família com a escola. É uma excelente oportunidade para nossa comunidade escolar”, disse Ana Paula.
Rosemary Nogueira Nunes levou os três netos, de 12, 5 e 3 anos de idade, e uma vizinha para a sessão.
“Estamos amando, eles estavam ansiosos para chegarem aqui. É a primeira vez que participamos de algo tão legal assim aqui na escola para toda a família”, disse. Ana Carolina, a neta de 12 anos, elogiou: “Estou gostando muito do filme e queria que tivesse mais vezes. Se eu não estivesse aqui, estaria em casa no celular. Hoje estamos fazendo algo diferente”, afirmou.
Nilo destacou que o longa é uma animação da Disney que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática. Ao tratar sobre emoções tão diretamente, o filme se tornou uma referência no assunto, capaz de inspirar tanto famílias quanto educadores. “A entrada é gratuita e para todos os públicos, com direito a pipoca e guaravita. Toda a família pode e deve participar. Com isso, melhoramos a relação família X escola e os vínculos familiares”, explicou Nilo.
PRÓXIMAS SESSÕES
Catia adiantou a agenda da próxima semana: “No dia 25 serão contemplados os alunos e familiares da Escola Francisco de Assis, no Matadouro; dia 27 do Ciep Carmem Sylvia Carneiro, Jardim Ceasa; 28, Ciep Ataíde Dias, Parque Santa Rosa; e dia 29, Escola Wilmar Cava Barros, no Jóquei, fechando o mês de setembro”.
OBJETIVO
Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, a apresentação pretende reunir educadores, alunos e seus familiares para discutir lições como: todas as emoções importam; mudanças são inevitáveis; as crises levam ao autoconhecimento; e a importância de se expressar. “O Cinema Itinerante prioriza a exibição de filmes que abordam assuntos que tenham foco educacional e pedagógico”, disse.
Marcelo acrescentou que o objetivo é levar o entretenimento, a cultura e o lazer às comunidades rurais do interior, a fim de contemplar crianças que moram distantes do Centro da cidade e não têm oportunidade de ir ao cinema convencional. “A proposta é exibir filmes que possibilitem a discussão entre os estudantes e profissionais envolvidos na rede pública de ensino, como uma importante estratégia de ampliar o conhecimento dos estudantes em um território rural onde o acesso a esse tipo de entretenimento é escasso”, explicou o secretário.