Notícia no detalhe
Museu faz campanha para reunir acervo histórico
O projeto “Que Museu Nós Queremos”, ação democrática que visa a instalação do Museu Histórico de Campos no espaço do Solar Visconde de Araruama, no Centro da cidade, faz um apelo à comunidade, de um modo geral, para que participe do empenho e contribua para recolher um acervo que remonte as tradições culturais da cidade.
O secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, se encontra à frente do grupo de estudos, contando com a assessoria de pesquisadores, historiadores, pedagogos e museólogos, lembra que “nossa história, além das preciosidades existentes na prefeitura, está nas mãos de particulares. Não sinto o museu sem a presença da comunidade”.
Projeto - Para a inauguração do museu, quanto a obras de arte, peças decorativas e mobiliário, o secretário está solicitando a colecionadores, que doem ou entreguem o acervo, através de um termo de consignação, “neste caso sem perderem a propriedade das valiosas peças”.
Levando em conta que, coletivamente, está definido que o museu vai abrigar a Biblioteca de Nilo Peçanha e um setor especialmente dedicado a este ilustre campista, nascido em Morro do Coco e que chegou à Presidência da República”, aceitando propostas para o recolhimento de documentos, móveis, adereços, obras de arte, arandelas, lustres e móveis do séulo XIX.
Orávio declara, ainda, que “parte da pinacoteca da municipalidade, com peças acadêmicas e modernistas, também vão fazer parte do acerco do museu”. Para tanto, ele, através de portaria, já determinou um levantamento do acervo, contando com a participação dos artistas Paulo Jorge Cabral de Melo, Fernando Luiz Soares Neves e Renato Pessanha.
Outra material que vai ficar no Solar Visconde de Araruama é o do Museu Silva Arcos (fundado pelo historiador Barbosa Guerra), único do país a contar com números dos principais jornais, desde o Correio Constitucional, datado de 1831. “Teremos, ainda, um setor de paleontologia dedicado aos indios goytacazes, a partir das pesquisas realizadas no sítio do Caju.
- Na verdade, pela falta de uma política museológica, perdemos muita coisa valiosa de nosso patrimônio cultural. Parte de nosso acervo ou se encontra com particulares ou em outras cidades enriquecendo museus e exposições – citou o secretário, abrindo a campanha para mobiliar nosso museu, colocando no mesmo espaço, obras que se encontram espalhadas.
Sobre o direito de propriedade, Orávio lembra que “quem participar do projeto, terá a garantia, através de documentos, que podem ser registrados em cartório, de que continuará sendo proprietário das peças”. Ou vez instaladas pelos museólogos, haverá uma placa indicando a propriedade do material, que poderá ser recuperado a qualquer momento.
Na próxima terça-feita (19), a partir das 9h, vai acontecer, na Secretaria de Cultura, à Rua Tenente Coronel Cardoso, 91, Altos, uma reunião conjunta do Coppam – Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal; Concultura – Conselho Municipal de Cultura -; dos integrantes do Projeto “Que Museu Nós Queremos” e quem mais quiser participar.
Informações e contatos podem ser obtidos através do telefone (22) 2724-0516. Quem possuir as peças e queiram doar ou expor através de consignação, pode agendar visitas dos técnicos da secretaria de Cultura.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18