Depois de Conselheiro Josino, Dores de Macabu, Vila Nova, Poço Gordo, Santa Maria, Tapera, Baixa Grande, Morro do Coco, Travessão, Ururaí, Campo Novo e Parque Guarus, o programa Prefeitura em Ação terá sua 13ª edição no próximo dia 30, em Rio Preto. Diversos serviços e ações das secretarias e fundações municiais serão disponibilizados aos moradores da localidade do distrito de Morangaba e região. O programa, criado pelo governo Wladimir Garotinho, vai funcionar na Escola Municipal Maria Cordeiro Borges, das 9h às 13h.
“Como sempre fazemos, vamos antecipar os serviços das secretarias operacionais, já levando melhorias para a localidade e, no sábado, dia 30, conseguirmos realizar mais um grande evento de prestação de serviços e atendimentos à população em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, esporte e muitas outras. O Prefeitura em Ação foi criado para aproximar o governo da população e, dessa forma, as informações levantadas sobre aquela comunidade, distrito ou bairro são compartilhadas entre as pastas, de forma a direcionar, efetivamente, os serviços demandados e atender as solicitações dos moradores”, declarou o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, lembrando que o prefeito Wladimir Garotinho, como de costume, também vai prestigiar a 13ª edição do programa.
SECRETARIAS OPERACIONAIS – Como o secretário comentou, as pastas operacionais vão adiantar os trabalhos em Rio Preto e região. Entre elas, a Secretaria de Serviços Públicos, por meio das Subsecretarias de Limpeza e Iluminação Pública, na promoção de podas de árvores, capina, varrição e pintura de meios-fios e, também, manutenção da iluminação pública e revisão da implantação da rede de LED.
Outra pasta operacional é a Secretaria de Obras e Infraestrutura, que fará a manutenção de canteiros centrais, ruas e praça, além de pintura de calçadas, pontes e do canteiro central, e a Empresa Municipal de Habitação (Emhab), com a limpeza de fossa sépticas. Já o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) ficará encarregado de realizar ou recuperar a sinalização horizontal e vertical na localidade, inclusive de quebra-molas e a manutenção de pontos de ônibus, entre outros.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) enviará equipes para visitas domiciliares para o combate a transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya e promoverá vacinação de cães e gatos. O Procon Municipal desenvolverá ações educativas e de fiscalização para verificação do cumprimento dos direitos dos consumidores, enquanto equipes da Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria de Saúde, antecipará as inspeções a estabelecimentos com o objetivo de orientar comerciantes, empresários e funcionários sobre normas e práticas de segurança que minimizem ou eliminem riscos à saúde pública.
“Outras secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico, que fará o cadastramento de interessados no programa Microempreendedor Individual (MEI), e a Educação providenciará melhorias físicas e estruturais da escola que receberá a 13ª edição do Prefeitura em Ação, vão se mobilizar para deixar tudo pronto para o dia em que os serviços oferecidos pelos órgãos municipais estarão, ao mesmo tempo, disponibilizados para a população de Rio Preto e localidades vizinhas”, concluiu o secretário da Casa Civil.