Funcionários que atuam em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em acolhimentos municipais passaram por uma capacitação nesta semana. A imersão para os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) aconteceu com o objetivo de promover o alinhamento dos serviços oferecidos por estes equipamentos, além de discutir a renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais para que o atendimento ao público alvo, ou seja, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, seja feito de forma adequada. A ação, que incluiu dinâmicas em grupo, foi iniciada na segunda-feira (18) e terminou nesta quarta-feira (20) com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e faz parte do Plano de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS.
Durante a capacitação desta semana, participaram cerca de 50 funcionários. Eles estão divididos entre equipe administrativa (auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, porteiros, recepcionistas e encarregados) e equipe pedagógica (orientadores sociais, facilitadores de oficinas, pessoas que realizam abordagens sociais e visitadores do Programa Criança Feliz). Os colaboradores são das unidades do CRAS do Parque Guarus, Jardim Carioca Jóquei, Custodópolis e Codin. Dos acolhimentos, participam pessoas que trabalham na Casa de Passagem, Lar Cidadão, Residência Inclusiva, Acolhimento Benta Pereira e Acolhimento Manoel Cartucho.
De acordo com a coordenadora da Gestão de Trabalho do SUAS, Darcilene Fiuza, com a imersão, os funcionários da rede assistencial participam de atividades e discussões que promovem o aprimoramento da prestação de serviços, benefícios e programas que são voltados à população que vive em risco. “A gente realiza todo um trabalho que envolve rodas de conversa com todos eles a respeito da Política de Assistência Social. A capacitação está acontecendo como forma de alinhamento do serviço prestado. Nós tivemos algumas mudanças em nosso quadro de servidores e essas atividades são de grande importância para que todos estejam nivelados e falando a mesma”, explicou.
“Aqui, eu estou aprendendo muita coisa. No acolhimento que eu trabalho, realizo a função de cuidadora. Além de cuidar, temos o trabalho de acolher, de escutar e de ajudar. É importante saber qual é o nosso papel, porém é sempre bom ajudar. Eu estou me atualizando cada vez mais para que os nossos assistidos tenham o melhor atendimento”, disse Katia Barros, que trabalha como cuidadora no Lar Cidadão.
IMERSÃO COM AS EQUIPES DO SUAS VAI ATÉ NOVEMBRO – As ações de promoção de alinhamento dos serviços e atendimentos continuam até o mês de novembro. Na semana que vem, do dia 26 ao dia 28 de setembro, participam da capacitação as equipes do CRAS de Morro do Coco, Travessão, Parque Esplanada, Ururaí, Matadouro, Chatuba, Goitacazes, Penha, além das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) I, CREAS II e CREAS III. Participam ainda na semana que vem os funcionários que fazem parte da gestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.