A realização da 6ª edição da Feira de Oportunidades para estágio e empregos superou a expectativa de público. O evento, realizado nesta quinta e sexta-feira no IFF Campus Centro, graças à parceria firmada pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) e entidades do setor produtivo teve média de público acima do esperado pelos organizadores.
Dentre as empresas participantes na Feira, esteve a Petrobras e outras que atuam na Bacia de Campos e no Porto do Açu. Elas fizeram demonstrações técnicas de suas respectivas atividades e ofereceram oportunidade para estágio remunerado e emprego. Até o final da próxima semana o relatório de cada empresa será conhecido para a elaboração do balanço geral do evento que atraiu milhares de estudantes, formandos, recém-formados e desempregados que buscam respectivamente oportunidade para estágio e inserção no mercado de trabalho.
Além de visitar os estandes da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estudantes e trabalhadores também passaram pelos estandes de 50 empresas e das instituições parcerias da Prefeitura na realização da Feira de Oportunidades, dentre elas o IFF, Uenf, Estácio, Cândido Mendes, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio (Faetec), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
Os estudantes e o público em geral puderam assistir mesas-redondas, palestras e oficinas em três auditórios do complexo do campus do IFF e ainda observar os estandes com equipamentos e vídeos funcionais com demonstrações técnicas dos ambientes das empresas dos setores offshore, portuário, de serviços e de inovação, realizadas no pavilhão de 1.200m².
O secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves; o Secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa e equipes técnicas destas secretarias e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico recepcionaram autoridades municipais, de autarquias e empresas que prestaram informações sobre as políticas públicas da Prefeitura para a empregabilidade por meio do Programa Qualifica que cria parcerias com empresas que ofertam vagas de emprego. Dentre as autoridades com registro de interação no estande da Prefeitura constam o reitor Jefferson Manhães, diretores de universidades e o presidente do CREA-RJ, Luiz Antônio Cosenza, que apresentou ao município, proposta de parceria com vistas ao Programa Regularize, com ênfase na regularização da situação fiscal de imóveis dos servidores públicos.
AUTORIDADES AVALIAM REALIZAÇÃO DO EVENTO
O Secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves e o reitor do IFF Campos avaliaram a qualidade da 6ª edição da Feira de Oportunidades que atraiu público de outras regiões do Estado do Rio e do Espírito Santo. “Registramos um público numeroso que interagiu com as empresas e ficou explícito que cada estudante e cada trabalhador tirou proveito das oportunidades ofertadas pelas empresas, pelas universidades e também pelas informações apresentadas pelas entidades como a incubadora Tec Campos e outras startups que despertou em muitos jovens de mentes brilhantes o entusiasmo pela inovação. Tivemos a presença do Sebrae e do Sicoob, instituições de consultoria e de crédito que apoiaram o evento. O Sicoob tem papel preponderante no financiamento de projetos empreendedores”, avaliou Marcelo Neves.
O secretário de Petróleo, Energia e Inovação destacou o papel da Prefeitura na organização da Feira. “A Prefeitura que desde 2010 atua com o Fidesc na organização da Feira e na recepciona currículos juntamente com empresas e entidades da sociedade civil fazemos a interface com empresas para empregar pessoas. Tivemos aqui autoridades de Campos, de outras cidades e até do Espírito Santo. Neste ambiente de dirigentes de universidades, de empresas importantes como a Petrobras, e de instituições da sociedade civil e do setor produtivo cria um ambiente propício para cuidar de pessoas, que é o maior propósito do atual governo Wladimir Garotinho”.
O reitor do IFF, Jefferson Manhães afiançou que “a sexta edição da Feira de Oportunidades foi a melhor de todas as Feiras com o propósito de proporcionar oportunidades para as pessoas que precisam de oportunidades para estágio e emprego”, declarou Jefferson que acrescentou:
“Temos a expectativa de que na próxima semana, quando for fechado o balanço geral, os resultados serão surpreendentes. Quero agradecer o apoio primordial dado pela Prefeitura, agradecer por cada Secretaria e autoridade que esteve empenhados na realização desta Feira e tenho certeza que essa edição terá resultado melhor que a anterior e um pouco menor que a próxima. É reconfortante chegar ao final e sentir que valeu a pena o esforço dos organizadores e parceiros porque geramos oportunidades para nossos munícipes e para pessoas de cidades dos municípios do entorno de Campos”, observou Jefferson Manhães.