Nesta segunda-feira (25), gestores, coordenadores, diretores e funcionários do Hospital Ferreira Machado (HFM) participaram do quinto encontro do projeto "Lean nas Emergências", no Campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF Guarus). Esse programa de aprimoramento de práticas de gestão é desenvolvido em colaboração com a equipe do renomado Hospital Sírio-Libanês. A inclusão do HFM nesse projeto representa mais um passo nas iniciativas do governo Wladimir Garotinho de expandir e melhorar os serviços de saúde do município.
Durante o encontro, a equipe do Hospital Ferreira Machado apresentou a avaliação da implementação de várias técnicas e métodos aplicado ao pronto-socorro e enfermarias, como a segregação de fluxo, implementação do NIR (Núcleo Interno de Regulação) e planilha macro do plano de ações, entre outros. Esses métodos visam otimizar os processos hospitalares, aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto “Lean nas Emergências” tem como objetivo aplicar uma nova filosofia de gestão que visa melhorar processos racionalizando recursos, aprimorando espaços e insumos. O objetivo é aplicar e potencializar resultados de organizações de todos os setores, inclusive hospitais, visando um atendimento mais ágil e eficiente, evitando que o paciente fique um tempo prolongado dentro das emergências.
“Essa iniciativa demonstra o comprometimento da gestão municipal em aperfeiçoar a infraestrutura e a administração das unidades de saúde, buscando oferecer um atendimento de excelência à população. O projeto "Lean nas Emergências" representa mais um passo na busca pela melhoria contínua dos serviços de saúde no município”, enfatizou o Superintendente de Gestão e Planejamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Nunes.
Equipe HFM – O projeto teve sequência durante à tarde no Hospital Ferreira Machado com os especialistas do Hospital Sírio-Libânes. Além das discussões e análises profundas sobre as melhores práticas no atendimento de emergência, o evento também reservou um momento de descontração. Um coffee break foi oferecido, proporcionando aos participantes a oportunidade de compartilhar ideias e estabelecer conexões.
O Diretor Clínico do HFM, Guilherme Rangel, destacou que precisa do desenvolvimento de todos para fazer com que o projeto continue sendo sucesso no hospital. “Atingimos a metade do projeto e nessa visita estamos trabalhando na implementação do Plano de Capacitada Plena (PCP) que é o plano que mede o quanto o hospital suporta em relação aos pacientes. Essa ferramenta utilizada pela metodologia Lean para a otimização de fluxo do pronto-socorro é bastante complexa. Entre todas as ferramentas trabalhadas, essa é a que vai dá mais trabalho pois irá envolver uma mobilização maior de pessoas. Esperamos conseguir uma otimização do fluxo a curto prazo e uma participação de todos”, frisou.
Membro da equipe Lean, Jansen Barbosa comenta sobre os avanços e métodos. “Hoje demonstramos avanços em relação as ações realizadas no Huddle (um método de reunião de curta duração) e também a evolução do uso da ferramenta. Também falamos sobre o PCP que se constitui em 3 níveis e a cada nível vai se intensificando as ações para reduzir a lotação do hospital, a expectativa é manter o nível da rotina. Estamos batalhando para tornar o atendimento do HFM mais ágil e eficiente”, disse.