Nesta sexta-feira (29), às 15h, gestores, auxiliares de secretaria, supervisores escolares e demais servidores que compõem os setores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) poderão participar de mais uma edição do curso “Gestão de documentos públicos e arquivamento”. A capacitação será ministrada pela diretora de Supervisão da Secretaria, Kaline Martins Rangel, na sede da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), situada na Avenida Alberto Torres, 174. Na semana passada, ela ministrou a primeira edição do curso que teve bastante procura.
Kaline ressalta que arquivo é um assunto, por muitas vezes esquecido. Porém, destaca que é importante lembrar que a conservação dos documentos públicos é de suma importância, pois garante a transparência do serviço, bem como tutela o direito do acesso à informação e a preservação do patrimônio cultural, previstos em lei.
“Sabemos que os arquivos públicos são fontes de documentação oficial, legal ou cientifica, possuem valor cultural e informativo, promovendo a transparência no setor público. O foco é um olhar sobre a importância, responsabilização, método, princípios, classificação da conservação do arquivo destes documentos públicos”, disse Kaline.
A diretora ressaltou ainda que o curso foi pensado com muito carinho para atender os servidores da Seduct e às unidades escolares, por intermédio de seus gestores e auxiliares de secretaria. Ela disse ainda que é uma forma de valorizar àqueles que trabalham diretamente com acervo na sua rotina profissional e também sinalizar a relevância de se conservar os documentos, alertando inclusive que o descumprimento, por supressão ou descuido desta documentação, pode ensejar ações na esfera cível, criminal e administrativa.
“Ocorre que, muitas vezes, o servidor não se dá conta de que não são apenas papéis, mas vidas que dependem diretamente destes documentos. Estou muito feliz, pois o curso teve uma aceitação muito grande e teremos novamente na próxima sexta-feira (29) às 15h, dando oportunidade a quem não pode na sexta-feira passada”, acrescentou.
MAIS CAPACITAÇÕES
Ao longo desta semana serão realizadas outras capacitações na Efem. Nesta segunda-feira (25) o professor e vencedor do prêmio Educador Nota 10, Diogo Jordão, ministrou o curso "Como inscrever minhas experiências em projetos?", com carga horária de 3 horas, direcionado a diretores, diretores adjuntos, pedagogas, Psps Professores do Ensino Fundamental I e Fundamental II.
Na terça-feira (26), a capacitação é direcionada a todos os educadores da Rede Municipal. “Percursos e territórios educativos: Infância, memória, Cultura e ancestralidade nos quilombos de Campos dos Goytacazes”, que vai trazer conhecimento sobre o tema. O local vai ser a Escola municipal Fazenda Aleluia, com carga horária de 20h, sendo 12 horas tempo escola e 8 horas tempo comunidade.
No mesmo dia, através do Google Meet, vai ser ministrado o curso, “Setembro Amarelo - Autolesão e comportamento suicida na infância e adolescência: fatores de risco e recursos de apoio”. A capacitação vai ser feita através do Google Meet e direcionada para todos os profissionais da Rede Municipal. O objetivo é que o profissional saiba o que fazer ao se deparar com alunos com lesões autoprovocadas ou comportamento suicida. Durante a capacitação será possível conversar e esclarecer dúvidas sobre comportamento suicida, autolesão não-suicida, fatores de risco e recursos de apoio.
Na quinta-feira (28) será ofertado o curso “Nomenclaturas de inclusão: Um diálogo acessível”, das 15h às 17h e carga horária de 6 horas.
As inscrições poderão feitas
AQUI