Alunos da Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira passaram a manhã de um jeito totalmente diferente nesta quarta-feira (27). Eles fizeram uma visita à Cidade da Criança Zilda Arns, onde puderam brincar, fazer piquenique e se divertir à vontade. Alunos da unidade foram os vencedores do desafio de recolher materiais recicláveis, lançado este mês pelo projeto Reciclar na Rede. A turma do 5º ano recolheu 464 revistas e, como prêmio, ganhou a visita ao parque temático.
Para a gestora da unidade, Neilce Falquer, o desafio é muito pertinente porque incentiva os alunos a fazerem a coleta seletiva e, ainda, se conscientizarem sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. Ela reforçou ainda que a escola sempre se empenha em mobilizar ações sociais, e a turma entendeu a importância da participação e se desafiaram em busca dos materiais para atender a proposta da atividade.
“Esse tipo de atividade enriquece muito a aprendizagem, a visão crítica sobre assuntos pertinentes, necessidades e mobilizações sociais. Trabalhamos ciências naturais dentro de tecnologias sustentáveis. Toda a turma e familiares se mobilizaram para atender a proposta. Foi muito importante participar desse desafio. Foi muito interessante para escola pois incentiva e enriquece a aprendizagem”, explicou a gestora.
A ideia também foi aprovada pelos alunos. Julia Duarte Pluvier, nunca tinha ido à Cidade da Criança e adorou a experiência. “Achei o passeio maravilhoso e gostei muito de ter participado do desafio principalmente pela importância da reciclagem que ajuda o meio ambiente. Está sendo a primeira vez que venho aqui e está sendo a realização de um sonho”, disse Julia.
Quem também gostou do passeio foi Marjore Ribeiro. “Valeu a pena participar do desafio. O dia está sendo muito divertido e a professora Patrícia é uma grande incentivadora”, falou a aluna.
A coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ísis Vivório, explicou que o objetivo é incentivar as escolas, os alunos e toda a comunidade escolar no projeto.
“É uma forma também de melhorar a qualidade da coleta e envolver toda a comunidade, despertando em todos a importância da reciclagem, da separação do lixo e da consciência ambiental, tão importante e essencial em nossos dias. Aproximadamente 33 escolas estão sendo contempladas com o Projeto, realizado por meio do Programa Municipal de Meio Ambiente (ProMEA), que integra as Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; Serviços Públicos; Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, através da Subsecretaria de Meio Ambiente; e Vital Engenharia”, explicou Ísis.
O objetivo do projeto é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas. No ano passado, foram recolhidos cerca de 27.350 contêineres de lixo reciclável, por meio da ação de mais de 15 mil alunos beneficiados em 23 escolas municipais.