Notícia no detalhe
Primeira fase da campanha contra pólio e sarampo até sexta
A primeira fase da Campanha Nacional contra a poliomielite e contra o sarampo termina nesta sexta-feira (22) às 17h. Dados do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde indicam que o município ultrapassou a meta da campanha que era de vacinar cerca de 43 mil crianças. No entanto, Campos vacinou 68.318 delas até sexta-feira (15), sendo 38.709 doses aplicadas contra a pólio e 29.609 doses contra sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a segunda etapa da campanha contra a poliomielite começa no dia 13 de agosto. Já a vacina contra sarampo é dada em dose única. “Nós antecipamos o início da campanha para o dia 13 de junho, enquanto todas as outras cidades do país deram início no dia 18. Isso contribuiu para que ela fosse um sucesso”, disse.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, lembra que a Secretaria preparou uma grande estratégia para o Dia D da Mobilização Nacional, que aconteceu em 18 de junho, o que também contribuiu para o êxito da estratégia municipal. Na ocasião, 63 postos de saúde com salas fixas de vacinação e mais 17 postos volantes atenderam a criançada. “Além disso, o ônibus da Epidemiologia estacionou no Parque Aldeia para dar comodidade às famílias. Nós estamos sempre indo ao encontro da população”, afirmou Charbell.
Beneficiados - Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas contra a poliomielite para prevenir a paralisia infantil. Já as crianças de 1 ano a 6 anos e 11 meses de idade devem receber a vacina tríplice viral. Os pais devem levar a carteira de vacinação da criança.
De acordo com Charbell, a poliomielite está erradicada do Brasil há 20 anos. Mas é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. Em relação ao sarampo, ele informou que “em Campos, não há casos de sarampo há 15 anos, mas ele pode voltar se uma das pessoas doentes tiver contato com alguém de nossa cidade”, alerta.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 12:25:46 Defesa Civil reestrutura núcleos para acelerar resposta em áreas vulneráveis
- 10/06/2026 12:22:21 Ritmo, alegria e movimento: aulas da FME animam as noites no Jardim São Benedito
- 10/06/2026 09:19:21 Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
- 10/06/2026 09:07:58 HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
- 10/06/2026 08:52:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
Defesa Civil reestrutura núcleos para acelerar resposta em áreas vulneráveis
1006 12h22Ritmo, alegria e movimento: aulas da FME animam as noites no Jardim São Benedito
1006 09h19Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
1006 09h07HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
1006 08h52Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















