A coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a coordenadora pedagógica, Regina Lannes, participaram do Workshop Gestão do Trânsito e Segurança Viária, na Porto do Açu Operações, em São João da Barra, esta semana. O evento aconteceu em alusão à Semana Nacional do Trânsito 2023, e teve o evento de reunir vários setores da sociedade civil que lidam diretamente com situações que envolvem o trânsito, a fim de desenvolver ações efetivas que possam contribuir para um trânsito mais seguro.
Além de Campos, participaram servidores de outras cidades como São João a Barra, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Federal.
“Foi proposto que formássemos Grupos de Trabalho pautados nos três pilares do Código de Trânsito Brasileiro, que são: engenharia, educação e esforço legal, que engloba fiscalização e legislação. Em nossa rede municipal de ensino, as unidades escolares desenvolvem diferentes atividades viando garantir a consciência, o respeito e a segurança no trânsito, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destacou Neidimar.
PARCERIA
Na semana passada, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, também participou de reunião com representantes da Porto do Açu Operações visando firmar parcerias que contemplem os profissionais e alunos da rede municipal de ensino, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele estava acompanhado da assessora técnica, Catia Mello.
Marcelo foi recebido pela analista de Recursos Humanos, Wanessa Mello; gerente de Recursos Humanos, Viviane Menini; e coordenadora de Relacionamento com a Comunidade, Lucíola Marçal. Trata-se do maior complexo portuário industrial da América Latina, que abriga 21 diferentes empresas e 10 terminais de classe mundial.
“Nosso objetivo é integrar alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, professores do mesmo segmento escolar e estudantes da EJA ao programa de visitas da empresa, a fim de despertar o interesse dos alunos na formação técnica. Isso também contribui para que nossos jovens e adolescentes anseiem por uma carreira futura em empresas como essa. Além disso, queremos trazer o projeto Conexão Açu para nossos alunos da rede municipal, que visa promover a troca de conhecimentos e estreitar o diálogo com profissionais atuantes no porto”, explicou Marcelo.
O secretário explicou que também deseja promover a visita de alunos ao Complexo Portuário e à Reserva Caruara, uma Unidade de Conservação, do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos.