Os profissionais do Programa Mais Médicos foram acolhidos pela Prefeitura de Campos, em cerimônia realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Atenção Primária em Saúde (SubAPS), nesta sexta-feira (28), no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA). Os 28 novos médicos vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município. Estes profissionais fazem parte de um total de 45 anunciados pelo Prefeito Wladimir Garotinho em 18 de julho deste ano, e chegam para o fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde, uma das bandeiras defendidas pela atual gestão, que vem se consolidando diariamente.
Participaram das boas-vindas aos novos médicos, que foi seguida por três palestras, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o subsecretário da Atenção Primária em Saúde, Benedito Martins, a diretora do Departamento Médico da SMS, Déborah Casarsa, a diretora de Auditoria Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, e o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira.
“Esse passo que estamos dando hoje é extremamente significativo, positivo e é o que precisamos para atingir os objetivos programados lá atrás, durante a campanha eleitoral. A saúde é prioridade no governo Wladimir Garotinho. Vocês estão chegando numa cidade com um movimento conjugado e precisam ter consciência disso. Temos um foco assistencial que é cuidar das pessoas, acolher. Vocês terão o tempo necessário para cuidar das pessoas, daquele território no qual irão atuar. Então, o que a gente pede é que essas ações sejam norteadas pelo respeito às pessoas, aos usuários do SUS”, disse o secretário de Saúde.
Paulo Hirano também apresentou aos profissionais alguns avanços na Atenção Primária à Saúde, como o aumento em 300% da captação de recursos federais. A elevação do número de equipes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) cadastrados juntos ao Ministério da Saúde. Este último, saiu de 27.647 (5,44%) em 2021 para 186.836 cadastros em julho de 2023, o que representa 36,3%.
“Nossa estimativa com a chegada dos 45 médicos do Programa Mais Médicos é alcançar 369.381 usuários cadastrados, ou seja, uma cobertura de 71,77%”, disse Paulo Hirano, pedindo a atenção dos profissionais para os indicadores do Previne Brasil, entre os quais estão Pré-Natal de Baixo Risco, Tuberculose, Hanseníase, Sífilis, Hipertensão e Diabetes.
“Encontramos uma Atenção Básica destruída, mas já reorganizamos todo o sistema. Para se ter ideia, pré-natal não existia, mas já realizamos 7 mil, ampliamos para 40 o número de pediatras nas unidades de saúde, e das 46 UBS fechadas, já reabrimos 29. Até o final do ano serão reabertas mais nove”, enfatizou Hirano.
Formada em medicina há 2 anos, a mineira Marina Gomes Abrantes irá atuar na UBSF Parque Prazeres. Ela ressaltou que a ampliação da Estratégia em Saúde da Família irá resultar em melhor assistência à população. “É na Atenção Básica que conseguimos agir nos problemas crônicos de saúde e prevenir complicações, diminuindo atendimentos nas emergências e pacientes graves, além de gerar maior qualidade de vida à população”, disse.
A campista Thais Pacheco escolheu a UBSF de Ponta Grossa para trabalhar. Nascida na Baixada Campista, ela disse ser grata por poder participar de um programa que traz acessibilidade à população e que vai trazer grandes benefícios.
“O município de Campos é muito grande. A gente entende que quanto mais afastadas as localidades, maior é a carência dessa região e dessa população. Então, obviamente, que o objetivo do Programa Mais Médico é alcançar a população mais carente, mais necessitada e é onde, de fato, a gente possa fazer uma diferença. Eu me sinto muito grata por trabalhar dentro do meu município, poder fazer pelo meu povo na prevenção e promoção da saúde”.
Benedito Martins explicou que antes dos novos médicos começarem a trabalhar, eles passarão por uma capacitação nos primeiros 15 dias de outubro. “Vamos ampliar nossa cobertura para mais de 70%. Isso é muito importante porque vamos estar cuidando das pessoas em seus territórios, oferecendo cuidado integral, equânime, longitudinal, transversal para os munícipes. Estamos duplicando algumas equipes na área de Guarus, onde temos mais vulnerabilidade social, mas densidade populacional, além de estarmos transformando algumas UBSs em UBSFs”, disse. Além dos 28 médicos que chegaram hoje, outros 17 são aguardados para os próximos dias.
Durante o evento, foram ministradas três palestras, sendo o tema “Estratégia Saúde da Família: Prevenção e Promoção de Saúde nos territórios” apresentado pela dentista e professora de Atenção Primária à Saúde (APS) da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Micaela Albertine.
Já “O trabalho do profissional médico nas equipes ESF” foi abordado pela médica da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBSF do Parque Imperial, Juliana Borges de Oliveira, enquanto o farmacêutico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Alexandre Sereno, falou sobre “A rede de saúde pública de Campos dos Goytacazes”.